APRENDA SEMPRE OU PERCA DINHEIRO E OPORTUNIDADES




A PDG chegou a ser uma das maiores construtoras do país, com uma carteira bilionária de terrenos e imóveis e operações espalhadas por vários estados do país. Os lançamentos da construtora chegaram a 9 bilhões de reais em valor geral de vendas, fazendo com que ela desbancasse grandes companhias tradicionais do setor, como Cyrela e MRV, do reinado imobiliário brasileiro. Foi assim que a Exame informou no dia 22/02/17 que a empresa entrou em recuperação judicial, com uma dívida de 9 bilhões de reais. O descontrole nos canteiros, o atraso na entrega de obras e o descompasso entre o planejado e realizado, foram determinantes. Note bem estes motivos. 

Sem medo de errar,  posso dizer que para esta e outras situações também há um motivo subjacente: A forma como as pessoas lidam com o dinheiro. Recente pesquisa do SPC, demonstra bem a maneira despreocupada como o Brasil trata este assunto. Ela diz que 64% dos brasileiros não guardam dinheiro nem possuem uma reserva financeira, 29% só guarda quando sobra e apenas 7% usam seu dinheiro com parcimônia, formando uma reserva para as contingências. Agindo sem planejamento, fica difícil organizar as contas de uma pessoa, de uma empresa ou de um país. 

Para muitos, a exiguidade de recursos pode ser desculpa para não ter bons resultados financeiros. No entanto, em matéria recente no site da Veja, podemos constatar que a situação pode ser diferente, pois existem pessoas que não tinham disponibilidade financeira e mesmo assim conseguiram bons resultados.


  • Oprah Winfrey, apresentadora de TV e empresária. Ter nascido em família pobre no Mississippi não a impediu de ganhar uma bolsa de estudos para a Universidade do Estado do Tennessee. Em 1983, Oprah se mudou para Chicago para trabalhar para em um talk show que mais tarde viraria o famoso "The Oprah Winfrey Show". Sua fortuna é estimada em 2,9 bilhões de dólares.   
  • Guy Laliberté, fundador do Cirque du Soleil. No início de sua carreira, Laliberté tinha fogo em sua barriga - literalmente. O artista de circo canadense tocava acordeão, andava com pernas de pau e engolia fogo. Mais tarde, ele teve uma chance e voou com uma trupe de Quebec para Los Angeles sem comprar passagem de volta. O grupo de circo viajou para Las Vegas e se tornou o Cirque du Soleil. Hoje, Laliberté é presidente do grupo. Sua fortuna é estimada em 1,33 bilhão de dólares. 
  • Jan Koum, criador do WhatsApp.Koum nasceu em Kiev, na Ucrânia. Com 16 anos, viajou com sua mãe para a Califórnia, onde morou com a ajuda do governo. Para sobreviver, ele varria lojas da região. Aprendeu sozinho as técnicas de informática. Em 2009, ele co-fundou o maior serviço de mensagens móveis do mundo, o WhatsApp, que foi comprado pelo Facebook por 22 bilhões de dólares em 2014. Sua fortuna é estimada em 8,8 bilhões de dólares.
  • Lakshmi Mittal, controlador da Arcelor Mittal. Um artigo de 2009 da rede britânica BBC mostra que o presidente da ArcelorMittal, que nasceu em 1950 em uma família pobre no estado indiano do Rajastão, "montou sua fortuna, ao longo de duas décadas, fazendo de seu negócio na indústria siderúrgica o equivalente a um armazém de descontos". Hoje, a Mittal é a maior produtora de aço do mundo e seu dono é um multibilionário. Sua fortuna é estimada em 13,3 bilhões de dólares. 
  • Do Won Chang, fundador da Forever 21. A vida do casal Do Won Chang e Jin Sook por trás da Forever 21 nem sempre foi fácil. Chang trabalhou como zelador, atendente de posto de gasolina e em um café quando ele se mudou para os Estados Unidos. O casal abriu sua primeira loja de roupas em 1984. Hoje, a Forever 21 é um império internacional com 480 lojas ao redor do mundo que arrecada cerca de 3 bilhões de dólares por ano. Sua fortuna é estimada em 2,8 bilhões de dólares.
  • Howard Schultz, presidente da Starbucks. Quando novo, Schultz acreditava estar do outro lado da estrada para o sucesso. “Eu sabia que as pessoas do outro lado tinham mais recursos, mais dinheiro, famílias mais felizes. E, por alguma razão, eu não sei por que ou como, eu queria subir, pular essa cerca e conseguir algo além do que as pessoas estavam dizendo que era possível. Posso ter um terno e gravata agora, mas eu sei de onde eu sou." Schultz acabou ganhando uma bolsa de futebol para a Universidade do Norte de Michigan e foi trabalhar na Xerox após se graduar. Pouco depois, assumiu um café chamado Starbucks, que na época tinha apenas 60 lojas. Schultz tornou-se presidente da empresa em 1987 e fez com que a cadeia de café mais famosa crescesse para mais de 16.000 pontos de venda em todo o mundo. Sua fortuna é estimada em 2,9 bilhões de dólares. 
  • Larry Ellison, presidente da Oracle. Nascido no Brooklyn, em Nova York, filho de mãe solteira, Ellison foi criado por sua tia e tio em Chicago. Depois que sua tia morreu, Ellison saiu da faculdade e se mudou para a Califórnia para trabalhar com bicos por oito anos. Em 1977, ele fundou a empresa de desenvolvimento de software Oracle, que agora é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Sua fortuna é estimada em 48,2 bilhões de dólares. 

Mas determinação apenas não basta. O filho do conhecido Abilio Diniz, Pedro Paulo Diniz, fundador e CEO da Fazenda da Toca, especializada em alimentos orgânicos, durante o CEO Summit realizado em São Paulo há 4 meses, salientou bem o ponto fundamental quando disse: “Não adianta ter propósito, se as contas não fecham”, resumiu ele. 

Além de equilíbrio financeiro, leitura também é um bom elemento para o sucesso nesta área, por mais incrível que possa parecer. Afinal, ela é capaz de depositar na mente aprendizados que podem lhe ajudar na caminhada da vida. Se você acha que ler é coisa para intelectual, fique com alguns exemplos divulgados pela Época Negócios: 

- Warren Buffett gasta cerca de seis horas por dia lendo cinco jornais e 500 páginas de balanços de empresas

- Bill Gates lê 50 livros por ano

- Mark Zuckerberg lê, ao menos, um livro a cada duas semanas

- Elon Musk cresceu lendo dois livros por dia, segundo seu irmão

- Mark Cuban lê mais do que três horas por dia

- Arthur Blank, cofundador da Home Depot, lê duas horas por dia

- O bilionário e empreendedor David Rubenstein lê seis livros por semana

- Dan Gilbert, bilionário e dono do Cleveland Cavaliers, lê de uma a duas horas por dia. 

Boa leitura então !

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?