13 MANEIRAS QUE O MERCADO AVALIA UMA CONSULTORIA





Ao prestar serviços de consultoria você é avaliado o tempo inteiro. Este não é o problema. Faz parte do jogo. O problema é ser avaliado pela maneira errada. E isso acontece bastante por clientes, parceiros e o público em geral. Neste post, vou discorrer sobre 13 maneiras que o mercado utiliza normalmente para avaliar consultores e de quebra servem também como referência para avaliar outros prestadores de serviços. Você já avaliou alguém por uma destas ?

1.       PELO ESCRITÓRIO

Se o escritório é bem localizado, bem decorado, cheio de móveis caros e bonitos, então o consultor é bom.  Se fosse por isto, eu não teria nenhum cliente pois não vivo numa mesa de granito. Vivo nos meus clientes. Não creio que este seja o melhor critério.  Apresentação é importante mas não é tudo.

2.       PELO MATERIAL PROMOCIONAL

A pasta é bonita e bem acabada, tem folhetos em papel couchê e tem até selo de prêmios, o cartão de visitas é o máximo. Então a consultoria é boa. Nem sempre. Da mesma maneira, apresentar-se bem é importante mas você não está comprando a embalagem. Não creio que seja a melhor forma.

3.       PELO CARRO

Se é uma SUV da moda ou um sedan do ano, então o consultor é top. Mas você está querendo alguém para ajudar na empresa ou um veículo para passear ? Não imagino como avaliar uma consultoria por isto.

4.       PELA EQUIPE

A consultoria tem uma secretária e tem vários assistentes, ou tem vários consultores trabalhando. Não tem jeito, se existe isso, então vai dar conta do trabalho. Eu mesmo já fui alvo desta maneira de avaliação. A equipe técnica é um bom indicativo sim, no entanto, entenda que você vai pagar por ela e talvez não vá utilizá-la como deveria. E quanto mais gente, mais probabilidade de diretrizes dispersas. Você realmente quer um consultor ou um time de futebol ? 

5.       PELO CURRÍCULO

Se o consultor tem muitos cursos, demonstra que ele investiu e procurou se preparar para atendê-lo. Isso é bom. Mas lamento dizer que certificados não garantem que você vai ter uma boa consultoria. Talvez seja producente saber quais são estes cursos, onde foram feitos e porque foram feitos, e como o conteúdo deles pode ser aplicado no seu negócio.

6.       PELA CARTEIRA DE CLIENTES

Se a consultoria atende clientes grandes e importantes, ou atende muitos clientes, então ela é boa. Por esta maneira, eu estaria em outra profissão já que não divulgo o nome dos clientes que atendo nem a quantidade. Não me prevaleço da marca dos outros para elevar a minha, e tão pouco mostro dados de um cliente para outro. Mas acredite, presto consultoria para empresas. Quase nunca o que serve para um cliente pode ser aplicado em outro.

7.       PELAS RECOMENDAÇÕES TÉCNICAS

Este talvez seja o melhor indicativo, já que para emitir uma boa recomendação é necessário conhecimento prático e teórico, além de vivência pessoal e profissional para ponderar o que realmente funciona. Um consultor é um especialista necessariamente, e não um palpiteiro. Isso fica para conversa de bar e de quem não entende. Observe se a consultoria é criteriosa ao emitir suas opiniões técnicas, pois isso vai fazer diferença no seu resultado. Seu mesmo.

8.       PELA  APRESENTAÇÃO PESSOAL

Tem consultor que usa gravata e tem consultor que não usa. É claro que você não vai para o cliente usando uma camiseta de propaganda de sorvete, mas avaliar as pessoas pela forma que se vestem é arriscar bastante o conceito. Cada um tem um estilo. O pessoal de marketing, é diferente do pessoal de finanças, que é diferente do pessoal de TI, que é diferente do pessoal de RH, e por aí vai. Não creio que seja uma boa alternativa. Depois você não está contratando modelos fotográficos.

9.       PELA EXPERIENCIA PROFISSIONAL

Esta é outra boa maneira, desde que você entenda que experiência é um carro com farol virado para trás. Ela serve para iluminar o que ocorreu mas não define o que virá pela frente. Como sempre digo, consultoria requer senioridade pois o ideal é que você conte com alguém que ajude você a seguir o caminho certo.  Lamento, mas preciso lhe dizer que experiência não garante resultado.

10.   PELO PREÇO COBRADO

Se o preço é alto então a consultoria é boa. Se o preço é baixo então a consultoria não presta (Mas eu contrato afinal quero sempre minimizar meus gastos e acabo sempre contratando gente de uma qualificação menor). Este parâmetro pode até valer para avaliar produtos mas serviços possuem outras peculiaridades. Não é o preço que define a qualidade de uma consultoria. Nem de um produto, por sinal.

11.   PELO PORTIFÓLIO DE SERVIÇOS

Bem, esta consultoria presta muitos serviços e resolve todos os meus problemas, então eles são bons mesmo. Se for preciso uma campanha de vendas eles fazem. Se for preciso uma auditoria eles fazem. Se for preciso fazer a contabilidade eles fazem. Se for preciso fazer um recrutamento eles fazem. Eles também fazem treinamentos, pesquisa de mercado, gestão financeira e ainda fazem planejamento tributário, concertam bicicletas, pintam paredes e servem bolinhos de batata doce com recheio de catupiry. Bem, se você realmente encontrou uma consultoria assim, contrate-a hoje mesmo, mas troque o nome dela.  Você estará contratando um faz tudo e lhe aviso: Ninguém sabe tudo de todos os assuntos.

12.   PELA OPINIÃO DE CLIENTES

Se um cliente indicou ou avaliou bem uma consultoria, pode ser um bom sinal. Mas procure saber o porquê desta boa avaliação e o que a determinou, já que você pode estar diante de uma opinião formada pela maneira errada. Se um cliente contraindicou uma consultoria, da mesma forma, procure saber os motivos e comparar se isso importa realmente para você e o seu negócio. Existem clientes que só querem ouvir o que querem, e não necessariamente o que precisa ser dito. Existem outros que desejam macular os demais para esconder os próprios defeitos. Fique atento.

13.   PELO TEMPO DEDICADO A VOCÊ

Por incrível que pareça, este também é um critério utilizado. Tem gente que quer que o consultor fique com ele 14 horas por dia, quer ter reuniões de 6 horas para tratar de assuntos que poderiam ser tratados em minutos, quer ligar a toda hora e ser atendido de imediato, e já me deparei até com cliente que queria que eu abrisse uma agenda para ele começando a atendê-lo e logicamente deixando de atender outros, sem ao menos ter assinado o contrato. Não é a quantidade de tempo destinado ao cliente que define uma consultoria. É a qualidade deste tempo.



Todas estas formas de avaliar o serviço de consultoria são comuns, porém se você quer realmente avalia-lo e contar com um apoio diferenciado terá de lançar mão de formas menos convencionais. Se a maneira for comum, você talvez tenha um serviço comum. Se for extraordinária, talvez você tenha um serviço assim. Perceba a forma que a consultoria imerge no seu negócio sem querer determinar as coisas nele como se dona fosse, se ela realmente deseja e demonstra vontade e interesse de que sua empresa melhore, observe a forma como se relaciona com você e o seu negócio, como estabelece uma verdadeira parceria e vinculo com seus objetivos. E principalmente, reconheça e admita que a consultoria não é a única e principal responsável pelo seu empreendimento. É você. De certa forma, você é quem faz a consultoria que você tem. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?