13 MANEIRAS QUE O MERCADO AVALIA UMA CONSULTORIA
Ao prestar serviços de
consultoria você é avaliado o tempo inteiro. Este não é o problema. Faz parte
do jogo. O problema é ser avaliado pela maneira errada. E isso acontece bastante
por clientes, parceiros e o público em geral. Neste post, vou discorrer sobre 13
maneiras que o mercado utiliza normalmente para avaliar consultores e de quebra
servem também como referência para avaliar outros prestadores de serviços. Você
já avaliou alguém por uma destas ?
1. PELO
ESCRITÓRIO
Se o escritório é bem localizado, bem decorado, cheio de
móveis caros e bonitos, então o consultor é bom. Se fosse por isto, eu não teria nenhum cliente
pois não vivo numa mesa de granito. Vivo nos meus clientes. Não creio que
este seja o melhor critério. Apresentação
é importante mas não é tudo.
2. PELO
MATERIAL PROMOCIONAL
A pasta é bonita e bem acabada, tem folhetos em papel couchê
e tem até selo de prêmios, o cartão de visitas é o máximo. Então a consultoria
é boa. Nem sempre. Da mesma maneira, apresentar-se bem é importante mas você não
está comprando a embalagem. Não creio que seja a melhor forma.
3. PELO
CARRO
Se é uma SUV da moda ou um sedan do ano, então o consultor
é top. Mas você está querendo alguém para ajudar na empresa ou um veículo para
passear ? Não imagino como avaliar uma consultoria por isto.
4. PELA
EQUIPE
A consultoria tem uma secretária
e tem vários assistentes, ou tem vários consultores trabalhando. Não tem jeito,
se existe isso, então vai dar conta do trabalho. Eu mesmo já fui alvo desta maneira
de avaliação. A equipe técnica é um bom indicativo sim, no entanto, entenda que
você vai pagar por ela e talvez não vá utilizá-la como deveria. E quanto mais
gente, mais probabilidade de diretrizes dispersas. Você realmente quer um consultor ou um time de futebol ?
5. PELO
CURRÍCULO
Se o consultor tem muitos cursos,
demonstra que ele investiu e procurou se preparar para atendê-lo. Isso é bom. Mas
lamento dizer que certificados não garantem que você vai ter uma boa
consultoria. Talvez seja producente saber quais são estes cursos, onde foram
feitos e porque foram feitos, e como o conteúdo deles pode ser aplicado no seu
negócio.
6. PELA
CARTEIRA DE CLIENTES
Se a consultoria atende clientes grandes e importantes, ou
atende muitos clientes, então ela é boa. Por esta maneira, eu estaria em outra
profissão já que não divulgo o nome dos clientes que atendo nem a quantidade. Não
me prevaleço da marca dos outros para elevar a minha, e tão pouco mostro dados
de um cliente para outro. Mas acredite, presto consultoria para empresas. Quase
nunca o que serve para um cliente pode ser aplicado em outro.
7. PELAS
RECOMENDAÇÕES TÉCNICAS
Este talvez seja o melhor indicativo, já que para emitir
uma boa recomendação é necessário conhecimento prático e teórico, além de vivência
pessoal e profissional para ponderar o que realmente funciona. Um consultor é
um especialista necessariamente, e não um palpiteiro. Isso fica para conversa
de bar e de quem não entende. Observe se a consultoria é criteriosa ao emitir
suas opiniões técnicas, pois isso vai fazer diferença no seu resultado. Seu
mesmo.
8. PELA APRESENTAÇÃO PESSOAL
Tem consultor que usa gravata e
tem consultor que não usa. É claro que você não vai para o cliente usando uma
camiseta de propaganda de sorvete, mas avaliar as pessoas pela forma que se
vestem é arriscar bastante o conceito. Cada um tem um estilo. O pessoal de
marketing, é diferente do pessoal de finanças, que é diferente do pessoal de
TI, que é diferente do pessoal de RH, e por aí vai. Não creio que seja uma boa
alternativa. Depois você não está contratando modelos fotográficos.
9. PELA
EXPERIENCIA PROFISSIONAL
Esta é outra boa maneira, desde que você entenda que experiência
é um carro com farol virado para trás. Ela serve para iluminar o que ocorreu
mas não define o que virá pela frente. Como sempre digo, consultoria requer
senioridade pois o ideal é que você conte com alguém que ajude você a seguir o
caminho certo. Lamento, mas preciso lhe
dizer que experiência não garante resultado.
10. PELO
PREÇO COBRADO
Se o preço é alto então a consultoria é boa. Se o preço é baixo
então a consultoria não presta (Mas eu contrato afinal quero sempre minimizar
meus gastos e acabo sempre contratando gente de uma qualificação menor). Este
parâmetro pode até valer para avaliar produtos mas serviços possuem outras
peculiaridades. Não é o preço que define a qualidade de uma consultoria. Nem de
um produto, por sinal.
11. PELO
PORTIFÓLIO DE SERVIÇOS
Bem, esta consultoria presta muitos serviços e resolve
todos os meus problemas, então eles são bons mesmo. Se for preciso uma campanha
de vendas eles fazem. Se for preciso uma auditoria eles fazem. Se for preciso
fazer a contabilidade eles fazem. Se for preciso fazer um recrutamento eles
fazem. Eles também fazem treinamentos, pesquisa de mercado, gestão financeira e
ainda fazem planejamento tributário, concertam bicicletas, pintam paredes e
servem bolinhos de batata doce com recheio de catupiry. Bem, se você realmente
encontrou uma consultoria assim, contrate-a hoje mesmo, mas troque o nome
dela. Você estará contratando um faz
tudo e lhe aviso: Ninguém sabe tudo de todos os assuntos.
12. PELA
OPINIÃO DE CLIENTES
Se um cliente indicou ou avaliou bem uma consultoria, pode
ser um bom sinal. Mas procure saber o porquê desta boa avaliação e o que a determinou,
já que você pode estar diante de uma opinião formada pela maneira errada. Se um
cliente contraindicou uma consultoria, da mesma forma, procure saber os motivos
e comparar se isso importa realmente para você e o seu negócio. Existem
clientes que só querem ouvir o que querem, e não necessariamente o que precisa
ser dito. Existem outros que desejam macular os demais para esconder os próprios
defeitos. Fique atento.
13. PELO
TEMPO DEDICADO A VOCÊ
Por incrível que pareça, este também é um critério utilizado.
Tem gente que quer que o consultor fique com ele 14 horas por dia, quer ter
reuniões de 6 horas para tratar de assuntos que poderiam ser tratados em
minutos, quer ligar a toda hora e ser atendido de imediato, e já me deparei até
com cliente que queria que eu abrisse uma agenda para ele começando a atendê-lo
e logicamente deixando de atender outros, sem ao menos ter assinado o contrato.
Não é a quantidade de tempo destinado ao cliente que define uma consultoria. É
a qualidade deste tempo.
Todas estas formas de avaliar o serviço de consultoria são comuns,
porém se você quer realmente avalia-lo e contar com um apoio diferenciado terá de
lançar mão de formas menos convencionais. Se a maneira for comum, você talvez
tenha um serviço comum. Se for extraordinária, talvez você tenha um serviço
assim. Perceba a forma que a consultoria imerge no seu negócio sem querer
determinar as coisas nele como se dona fosse, se ela realmente deseja e
demonstra vontade e interesse de que sua empresa melhore, observe a forma como
se relaciona com você e o seu negócio, como estabelece uma verdadeira parceria
e vinculo com seus objetivos. E principalmente, reconheça e admita que a
consultoria não é a única e principal responsável pelo seu empreendimento. É
você. De certa forma, você é quem faz a consultoria que você tem.
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