SAIBA O QUE É O MODO PROCESSO E O MODO ASSEMBLÉIA

Existem muitas formas de uma organização funcionar. Cada uma tem o seu jeito. Neste post, eu vou abordar apenas duas que formatei recentemente. A experiência faz com que consigamos compreender as coisas que não estão aparentes mas que influenciam e determinam as nossas vidas. E estes dois modos de funcionamento organizacional, conseguem impactar nos resultados, cada um a seu modo. Observe e veja se você não identifica a organização da qual você faz parte em um dos dois. 

Modo Assembléia: Ê aquele modo de funcionar onde as coisas só acontecem se tiver reunião. As decisões são tomadas nestas ocasiões com todo mundo se metendo em tudo. Mesmo que não tenha proximidade com a área ou o assunto. Estes eventos costumam destacar quem fala mais e melhor, o que nem sempre significa eficiência. A resolução dos problemas é quase sempre adiada para as reuniões, pois as pessoas as esperam para   resolver. Então, em vez de apresentarem resultados, são apresentados problemas. Problemas específicos de determinada área para que todos, mesmo que não saibam, resolvam. As informações verbais e por escrito que são passadas entre as reuniões quase sempre são ignoradas, porque aquelas que valem são aquelas passadas nas reuniões. Não é raro que estes encontros sejam longos, sem um roteiro definido, muitas vezes parecendo uma sessão de terapia ou grupo de auto ajuda. Muitas palavras e poucos números. Muitos "vou fazer" e "estou fazendo" e poucos "está feito". 

Modo Processo: Neste modo a organização funciona continuamente, seguindo processos e objetivos definidos. As pessoas possuem e observam  funções específicas e respondem por elas. Concentram-se nas suas tarefas mais do que na tarefas dos outros. Os problemas são resolvidos sem procrastinar e esperar as reuniões. Aliás, elas existem para apresentar resultados obtidos. Os alinhamentos, as dúvidas, o planejamento, são feitos antes das reuniões e não durante. Elas são mais rápidas e objetivas. Neste modo, implica também que os assuntos sejam encaminhados e tratados de forma não presencial, através de ferramentas tecnológicas e redes sociais. Destacam-se nele a capacidade de realização, a iniciativa, o conteúdo, a criatividade mais do que oratória ou aquela simpatia típica dos grupos presenciais. Aquela necessidade de ser bonzinho. O modo processo funciona como uma linha de produção, e neste modelo, o resultado é o principal produto a ser obtido. 

Você pode encontrar organizações mais no Modo Assembléia e mais no Modo Processo. A impressão que dá é que no Modo Processo elas são mais enxutas e mais producentes. Tem gente que prefere o Modo Assembléia. Talvez desejem platéia em vez de resultados. Existe gosto para tudo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?