UMA TAREFA, UM RESPONSÁVEL

No final das contas, Gestão é uma coisa simples. Vamos ser sinceros. Eu sei, existem muitas técnicas, muitos livros, artigos, cursos, palestras, muitos nomes em inglês, muitos gurus tradicionais e novos, muita gente dizendo isso e aquilo sobre tudo. Por isso, convido você a olhar para focos que realmente interessam e fazem a diferença. Ensinamentos e práticas que podem contribuir efetivamente para bons resultados. Sem complicações. 

Vamos por exemplo, tratar sobre Execução. Aquilo que deve ser feito depois do Planejamento. No universo corporativo, nada se realiza sozinho. Portanto, alguém tem de fazer do contrário os resultados não acontecem. Se esta realização não for bem encaminhada, tende a centralizar-se porque as personalidades mais egocêntricas tratarão de fazê-lo. E já sabemos que centralização em excesso causa problemas nos processos. Os resultados são minorados. 

Então quando você tiver uma lista de ações para realizar, um cronograma a cumprir, uma hall de metas para bater, ou coisa parecida, distribua as ações, funções e responsabilidades de maneira que cada pessoa tenha o que fazer. Uma tarefa, um responsável. Evite alocar mais de um na mesma atribuição, pois quando isso acontece, há desperdício de insumo produtivo e quase sempre alguém acaba trabalhando mais do que outro, aferindo os mesmos louros. Quando mais de um responde pela mesma tarefa, também pode acontecer de ficarem esperando pelo outro. Ou seja, ninguém faz. 

Ao contrário, quando temos cada ação com uma pessoa relacionada, se algo não for feito você sabe exatamente com quem falar. E ainda tem mais, quanto mais gente envolvida nas realizações, maior será a capacidade produtiva do grupo, desde que não estejam trombando umas nas outras, sem uma tarefa certa para fazer. Logicamente, maior será a necessidade de Gestão, mas isso é uma outra conversa. 

Lembre-se. Quando um grupo não tem tarefas bem distribuídas, ele começa a se destruir entregando-se à agenda psicossocial, em vez de tratar da agenda produtiva. Também pode ocorrer de alguns integrantes quererem sobrepor a agenda pessoal, sobre as demais, e o que é pior, sobre a agenda da equipe. Distribuir tarefas para cada pessoa, não vai impedir que     isso aconteça, mas vai certamente ajudar para que seja reduzido. Então, toda vez que você tiver um objetivo para cumprir e uma equipe, faça com que cada um dos integrantes tenha o que fazer. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?