SEJA AMIGO DOS PROCESSOS FINANCEIROS

Os processos são amigos do setor financeiro. Eu diria que são os melhores amigos. Um setor financeiro sem processos fica a mercê do acaso e do improviso. Acaba funcionando com aquele estilo que conhecemos de apagar fogueiras todos os dias sem nunca atuar na origem do incêndio. Os processos definem o que fazer, como fazer, quando fazer e quem deve fazer. Mas além disso, acabam colocando o setor nos trilhos e fazendo com que ele funcione também no médio e longo prazos. 

Quando os processos existem e são seguidos corretamente no setor financeiro, eles aumentam a probalidade dos números estarem corretos e ainda de quebra, evitam muito retrabalho. Muito mesmo. Se os processos inexistem ou são defeituosos, é quase certo que você terá problemas na consistência das informações, porque elas não são  formadas corretamente. As conciliações não são feitas, os relatórios são inexatos, e muito provavelmente haverá desperdício de dinheiro. 

Para o responsável pelo setor financeiro, os processos garantem a confiabilidade e a organização. Um local onde os processos regem o seu funcionamento, fica menos suscetível aos jeitinhos brasileiros que tanto atrasam a nossa vida, sob o pretexto de adiantar. Também defende-se melhor da pressão pelas conveniências pessoais, evitando que todo mundo mande no setor financeiro, menos quem deveria. Já conheci setores financeiros destroçados. Faltando dinheiro mas sobretudo organização no funcionamento. Tudo isso por falta de processos. 

Existe uma relação entre funcionamento organizado e saúde financeira nestes setores. Normalmente, os mais desorganizados estão em crise ou tornaram-se assim por causa dela. E o contrário também é verdadeiro. Então, quando alguém burlar a programação de pagamentos, a documentação comprobatória, o horário de atendimento, o limite orçamentário, ou outros procedimentos do setor financeiro, saiba que estará colaborando para que a próxima crise aconteça. Simples assim. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?