QUATRO MOTIVOS DAS NOSSAS EQUIPES NÃO PRODUZIREM MAIS

Aqui no Brasil, as equipes não são mais produtivas por vários motivos. Vou discorrer apenas sobre quatro deles, que segundo meu entendimento, impactam no resultado. 

1. As pessoas adiam o máximo que podem o trabalho. Procastinam até não poderem mais. Criam ou procuram explicações e justificativas, esperam que as coisas sejam resolvidas pelo acaso ou pelos outros. Só agem sob a pressão do prazo ou da cobrança, e por isso as coisas são sempre feitas em cima da hora. E quando isso acontece, a qualidade sai comprometida. Esta conduta na verdade, pode indicar o descomprometimento, pois colocam os interesses pessoais acima dos da equipe. Fazem o que lhes convém e não o que deve ser feito. Querem ser estratégicos mas não sabem ser operacionais, e uma coisa está ligada a outra. 

2. Preocupam-se demasiadamente com cargos e não com resultados. Com papeis e não com iniciativas. São vaidosas para almejar posições mas carecem de humildade para trabalhar. Costumam ser bons críticos da atuação dos outros, mas não sabem avaliar corretamente a própria atuação. Costumam interferir nas funções alheias mas não exercem as suas como deveriam. 

3. Transmitem verbalmente ou por escrito, informações inexatas, imprecisas, dúbias ou mesmo erradas. Isso causa atraso, embaraço, equívocos e retrabalho. Imaginam algo e não transmitem adequadamente, sempre esperando que o outro tenha a obrigação de entender. Mais uma vez, pensam somente em si e esquecem o outro. E este é um fundamento vital para as equipes. 

4. Possuem aversão aos números. Preferem as palavras. E com isso perdem tempo e objetividade. Também preferem as palavras para fugir do avaliação e do controle. Os números possibilitam padrões objetivos, as palavras são sempre subjetivas. Os números possibilitam que a avaliação seja feita pelo outro, as palavras permitem que o autor faça a avaliação. E querem avaliar mas não querem ser avaliados. 

Se você quiser melhores resultados em suas equipes, comece combatendo estes vícios em você e nos demais integrantes. A produtividade agradece. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?