4 PASSOS IMPORTANTES PARA O SEU PLANO DE 2016

O ano de 2015 está terminando e 2016 dá sinais que não vai ser fácil. A pior coisa que você pode fazer é entrar em um período turbulento sem se preparar para ele. Para colaborar com o seu planejamento, partilho aqui quatro passos importantes para você realizar. Vale dizer, que eles são válidos tanto para suas finanças pessoais, como para as finanças de uma empresa.

1. Levante o que aconteceu com o dinheiro no ano de 2015. Identifique de onde ele veio e em que quantidade. Com isso você vai saber quem foi o responsável pelas suas receitas, para quem você deve dispensar um bom atendimento para manter, e para quem você deve direcionar seus esforços para aumentar faturamento. Em tempos de crise como em todos os outros, as fontes dos recursos que lhe financiam deve ser bem cuidada. E as oportunidades de melhoria devem ser trabalhadas para aumentarem sua participação. Procure não ficar muito dependente de uma ou duas  origens. Dilua o risco ampliando suas possibilidades. 

2. Levante também onde foram gastos os recursos que você recebeu. Identifique o que consumiu o dinheiro e as suas proporções. Com isso, você pode tomar decisão para otimizar seus custos e despesas, eliminando o que não é essencial.  Entenda que os gastos sempre crescem, independentemente do que você faça. Por isso, fazer uma "faxina" neles regularmente, é uma boa iniciativa para deixá-los no tamanho ideal. 

3. Sabendo o que ocorreu e utilizando como base, projete o período seguinte. Tente no mínimo 3 meses. Mas vc pode fazer uma projeção para 6 ou 12 meses. Este será o seu plano de vôo. Considere seus recebimentos certos e os aqueles com probabilidade maior do que 70%. O resto, corra atrás para realizar. Contraponha com os pagamentos certos e aqueles com probabilidade de até 20% de realização. No planejamento, adote o princípio do conservadorismo. Receitas pelo mínimo e gastos pelo máximo. O importante é você obter um saldo financeiro positivo, em torno de 18%. Não vá seguir o exemplo do governo federal brasileiro, que gasta mais do que arrecada. E gasta mal. 

4. Por último, acompanhe a projeção que vc fez, para saber como está indo. Compare seu planejamento com o que foi realizado. Use o planejamento como referência para seus atos. Mantenha-o à vista para não esquecê-lo. Faça ajustes nele sempre que for necessário, refazendo as projeções e os limites.

O seu ano de 2016 depende mais de você do que dos outros. Sim, será um ano difícil. Mas mesmo assim, ainda depende de você como lidar com isso. Então, assuma o controle da sua vida e boa viagem. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?