VOCÊ E OS IMPÉRIOS



Tem gente que facilmente fala em imperialismo. Porém muitas destas pessoas não demonstram uma boa compreensão do que isso realmente significa. Existem muitas formas de caracterizar um império, mas gosto particularmente de uma delas porque parece-me infalível: O sistema de favorecimento. Se para você obter os seus direitos ou realizar as suas conquistas, for preciso conseguir favores, é muito provável que você esteja vivendo em um, seja ele de que tipo for. 

A medida para o imperialismo nada tem a ver com o que costumamos saber dos equivocados marxistas. Eles deturpam isso deliberadamente, rotulando democracias de impérios, e estados totalitários de democracias.  Ela tem a ver com o nível de liberdade, autonomia e independência que cada cidadão tem em relação à própria vida, e com nível de intervenção que o poder central exerce sobre isso. Todas as estruturas sociais centralizadas são repletas de favorecimentos. Eles funcionam como uma espécie de adaptação deste modelo ineficaz, à realidade sempre mais plural e complexa. Em todos os impérios da história humana, seja ele romano, persa ou chinês, a rede de favorecimentos existiu. E existe ainda hoje. Na verdade, esta rede é o que mantém o império de pé. 

A luta da humanidade tem sido contra os impérios sim. Um luta que se iniciou há milênios atrás. Pois eles invariavelmente acabam tornando-se opressores e vivem do modelo econômico extrativista fiscal, que é a forma mais incisiva de explorar a sociedade que o sustenta. Cada um de nós tem o dever de lutar contra eles, se quisermos um futuro melhor para os nossos filhos, se quisermos que eles não sofram os dessabores da servidão. E a melhor maneira de fazer isso, é vivenciando a meritocracia, investindo no desenvolvimento das competências, fazendo com que as pessoas obtenham suas vitórias e conquistas pelos próprios esforços e não pelo caminho mais fácil do favorecimento. Tanto nos países, como nas empresas e nas famílias. Nós somos as pedras que edificam a história. Vamos construir pessoas e não castelos de areia que o tempo mais cedo ou mais tarde se encarrega de varrer. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?