O FACEBOOK E A SUA ESCOLHA

Há algum tempo tenho vontade de escrever sobre este assunto. As redes sociais vieram para ficar, e dentre elas o Facebook, é a grande alternativa no momento. Com mais de um bilhão de usuários no mundo, aqui no Brasil oito em cada dez internautas estão ligados à ela, e este número já era de 89 milhões há um ano atrás. Mas tudo que é sucesso e possui fama, também é alvo de criticas nem sempre adequadas. Só que neste caso, mais do que qualquer outra coisa, antes de criticar cabe uma reflexão acerca dos próprios atos. 

Muitas vezes já li e ouvi críticas mais ou menos assim: O Facebook está chato, só tem postagens desinteressantes ou inadequadas, os posts incomodam, a rede de amigos é grande demais ou repleta de pessoas que não conheço. Alguns dizem que vão deixar de usá-la, vão dar um tempo, que não usam ou não postam (apesar de não sairem e provavelmente espiarem as postagens e páginas dos outros). Outros dizem até que o Facebook tem posição política, que é de direita ou de esquerda, que é obsceno, bobo ou inútil. Também já vi pessoas criticarem contundentemente a rede, mas usarem para seus propósitos. 

Pois bem, cada um tem o direito de pensar o que quiser, de usar o que quiser e dizer o que bem entende, desde que arque com as consequências disto e não queira impor aos outros as próprias opiniões. Na minha opinião, o que acontece com o Facebook, acontece com a grande maioria das ferramentas que a humanidade cria para o seu benefício, transferindo para elas atributos que na verdade são seus. Por não compreenderem ou não conseguirem bom proveito delas, algumas pessoas preferem criticá-las. Depois, a rede é customizável. Isso significa que tudo de bom ou ruim que existe nela, é você mesmo quem escolheu. Ela é o seu retrato. Em vez de criticá-la, talvez você deva se melhorar e melhorar a sua rede. Este é um grande ponto de inflexão das pessoas. 
 
Minha experiência com o Facebook, até então é bastante positiva. Reencontrei e mantenho ligação com amigos que sem isso seria praticamente impossível. Encontrei novos amigos inclusive, construídos pela afinidade de idéias o que para mim muito salutar. Meus amigos de rede valem à pena. E quando não é assim, eu simplesmente tiro. No meu feed  tenho páginas de notícias, entretenimento, cultura, tecnologia, finanças, economia, atualidades, e demais assuntos que me interessam, além das pessoas. Eu me informo na rede. E ainda interajo com a informação comentando. Também trabalho por ela. Faço contatos, grupos, explico minha profissão e até conquisto clientes. Também me divirto com os vídeos, as notícias de cinema, as fotos, e principalmente aprendo. Sim porque aprender   é um ato de humildade, as vezes muito difícil para alguns, e eu zelo por isso. Por fim, sempre que posso, publico minhas opiniões, como esta, leio opiniões muito legais, e acompanho as postagens de outras pessoas. 

Espero que você possa ter também uma boa experiência com ela, se assim o quiser. Pois a vida é feita de boas experiências e ficar dando ouvidos a pessoas negativas que esmeram-se nas críticas para sentirem-se superiores e esconderem as próprias falhas, não é lá muito producente. Você é livre, e faz a sua vida e a sua rede. O Facebook é apenas mais uma forma de realizar isto. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?