POSICIONAMENTO E LUCRO

Toda empresa está imersa em uma cadeia produtiva ou de valor. Do lado de dentro, envolvido com as questões do dia a dia como vendas, pessoal, compras, estoques, produção, pagar, receber, entre muitas outras, o empreendedor pode não enxergar isso facilmente, mas o fato é que todo negócio seja grande ou pequeno faz parte de uma enorme rede de fornecedores e compradores, mantida por uma infinidade de transações das quais ele faz parte. Todos os dias e noites, esta é a força vital que move a sociedade humana e a impulsiona para o crescimento. 

O nível de investimento e risco, o volume de receitas e financiamentos, de cada empresa no planeta depende de onde ela está posicionada neste contexto ou pretende se posicionar. E este posicionamento, acaba por determinar o volume de lucro que esta empresa tem condições de obter em suas operações. Esta lucratividade pode ser afetada pela eficiência com que as suas operações são geridas logicamente, porém de acordo com cada posicionamento adotado, existe um potencial e um limite para isso. 

Quer o empreendedor queira quer não, o seu negócio disputa com milhares de outros  negócios, a renda dos clientes. Cada um deles, possui dezenas de alternativas para escolher onde vai alocar o seu dinheiro. Ele pode escolher entre poupar e gastar, entre alimentar-se, vestir, estudar ou divertir-se. O dinheiro é um recurso limitado e as empresas concorrem por ele, buscando oferecer a melhor relação custo benefício, numa espiral de eficiência. Cada posicionamento, possui o seu potencial de capitação de recursos financeiros no mercado, e consequentemente de lucro. 

O posicionamento da empresa corresponde a onde ela se situa na cadeia e como se define e se relaciona com o mercado. Em cada um, o papel da empresa é maximizar os seus resultados, buscando o maior lucro possível. Melhorar o funcionamento, otimizando processos, pessoas e decisões faz parte desta tarefa. Mas é preciso considerar que existem situações que a melhor coisa a fazer é mudar o posicionamento para obter melhores lucros. Esta não é uma mudança que deva se fazer sem planejamento. É um movimento que exige investimentos em marketing, em estrutura e em gestão. E todo investimento deve ter um retorno maior do que o seu custo, do contrário será apenas um gasto. 

Os mercados buscam eficiência, a natureza busca eficiência, os clientes buscam eficiência e as empresas assim devem se portar. Neste caso, eficiência é lucro. Livre-se do preconceito sobre ele. 

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