A VIDA SEGUNDO OS OBJETIVOS





Todos nós possuímos objetivos na vida. Mesmo que não saibamos disso, mesmo que eles não estejam declarados ou revelados para os outros, ou para nós mesmos. No entanto, os objetivos determinam as nossas atitudes, as nossa condutas e acabam por definir quer queiramos quer não, a nossa vida.

Se alguém deseja ser rico e este objetivo é prioritário em sua vida, a partir do momento que isso realmente for decidido, certamente fará com que esta pessoa procure de alguma maneira realizar o seu intuito. Se alguém deseja passar em um concurso, e este desejo é realmente verdadeiro, não é surpreendente que esta pessoa ao se determinar para este objetivo de vida, adote uma rotina e programações de estudo capazes de leva-lo a realizar seu desejo verdadeiro. Logicamente, possuir objetivos não é garantia de realiza-los, que normalmente acontece em função de uma combinação de fatores tais como, oportunidade, capacitação e persistência, por exemplo. Alguns destes fatores estão fora da nossa esfera de influência, entretanto é possível identificar oportunidades, investir em capacitação para melhorar as competências necessárias para realização do objetivo e alimentar a auto estima para com isso fomentar a força de vontade.

Quanto mais cedo e mais clara for a descoberta ou definição destes objetivos pessoais, mais chances temos de torna-los realidade. Daí a importância de um ambiente familiar, educacional e profissional que possibilite estas revelações e definições. Todo ser humano sem objetivos, perde por conseguinte a capacidade de avaliar a sua caminhada, está à mercê das circunstâncias e consequentemente, adota sempre perspectivas de curtíssimo prazo, tornando-se vítima daqueles que possuem objetivos mais estabelecidos. A falta dos objetivos também impacta diretamente na perspicácia com que a pessoa lida com suas dificuldades, tornando-a menos motivada e capaz de superar obstáculos independente da sua percepção desta realidade.


Como os objetivos são abstratos, o ideal é torná-los visíveis e palpáveis, escrevendo e fixando-os em locais de fácil acesso, quer seja no espelho, na porta do guarda-roupa, em um quadro de avisos, ou na mesa de trabalho. Os objetivos são seus maiores amigos e aliados para uma vida satisfatória, sejam eles quais forem. Todavia, é sempre importante lembrar, e pessoalmente espero, que as pessoas estabeleçam objetivos voltados para o bem próprio e da sociedade onde vivem, que considerem princípios éticos e morais nestes objetivos e nas condutas para alcançá-los, e que compreendam que a riqueza, o poder, ou o dinheiro, são apenas adereços passageiros, sendo o maior objetivo das nossas vidas, inquestionavelmente, a felicidade. Descubra ou estabeleça os seus objetivos, e veja a sua vida ganhar novo sentido. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?