SOCIEDADES E GOVERNOS DE SÉCULOS DIFERENTES



Nos últimos anos, estamos assistindo um desfile de manifestações populares e revoltas, algumas delas derrubando governos há anos no poder. E isso não tem sido um privilégio de uma região, pois no Oriente Médio, na Europa e nos Estados Unidos, as pessoas estão indo para as ruas, com maior ou menor intensidade para reclamar, protestar e até combater regimes em ruas repletas de balas assassinas. Toda essa inquietação social nos leva a perguntar o que está acontecendo no mundo, sem logicamente cair na tentação escatológica que estamos vivendo o apocalipse. Isso não é necessário.

Na verdade o que está acontecendo, acontecerá cada vez mais na humanidade. Trata-se de um descompasso entre os governos e as sociedades. Hoje em dia, temos governos do século 20 para sociedades do século 21. Isso significa que as práticas governamentais continuam as mesmas, com irresponsabilidade orçamentária e fiscal, corrupção, má alocação de recursos, ineficiência na prestação de serviços, endividamento, apego ao poder e mais uma lista extensa de características. Acontece que a sociedade encontra-se cada vez mais esclarecida, com cada vez mais instrumentos de comunicação e informação, tornando-se cada vez mais intolerante a governos como esses. O cidadão aceita cada vez menos que as pessoas que são pagas por ele para resolver questões do Estado, sejam incompetentes para isso. E nada tem haver com ideologias. 

Trata-se de uma profunda divergência institucional que aponta para o futuro. Nele, não caberão mais governos com perfis atrasados como vários atuais. Iniciativas inovadoras e eficazes serão sempre bem vindas. O mundo está mostrando o caminho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?