A DIFERENÇA DAS EMPRESAS DAQUI E DE LÁ

 
As empresas são organismos sócio-econômicos complexos e refletem a sociedade nas quais estão inseridas. É verdade que possuem a sua própria cultura, no entanto, dificilmente conseguem ser blindadas em relação ao meio. Eu diria que é quase impossível e tentar seria como tentar deter a maré. O sucesso é sempre temporário. 

Isso explica fundamentalmente a diferença entre empresas brasileiras e americanas,  européias e asiáticas. Empresas nordestinas e paulistas, cariocas, mineiras ou gaúchas. Não que não possa existir uma empresa americana com alma japonesa. Existe sim. Uma empresa nordestina com alma paulista. Lógico que pode. No entanto para isso, as práticas que fazem estas empresas precisam estar bem definidas, controladas e vivenciadas, para que mantenham isso por muito tempo. 

Para uma sociedade mais organizada teremos empresas mais organizadas. Em sociedades mais competitivas, teremos empresas mais competitivas. Em sociedades mais displicentes, teremos empresas do mesmo jeito. Em sociedades medíocres, teremos empresas com essa característica. Pois, as empresas são a parte do sistema social que produz renda e conhecimento, capital e trabalho, na qual as pessoas passam boa parte de sua vida, e neste período a maior parte de seus dias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?