O FUNDAMENTO DA LOGÍSTICA



No começo ela era preocupação apenas de militares. Sim, porque fazer ua guerra acontecer não é tarefa lá muito fácil e os erros custam vidas humanas, além de definirem a derrota ou a vitória. Desde a antiguidade, existiam oficiais na Grécia, Roma e Império Bizantino com a denominação de Logistikas, encarregados de assuntos financeiros e distribuição de suprimentos. Mas somente no século passado começou a ser estruturada como uma área de gestão fundamental ao bom funcionamento das empresas.

A missão da Logistica é prover recursos para a execução das operações. Sejam eles recursos materiais ou não. Prover de forma economicamente otimizada, em tempo hábil e certo. Isso requer uma visão global e integrada da instituição, envolve planejamento minucioso e controle perspicaz,  que vai desde as compras e recebimento, passando pela estocagem, armazenamento, processamento, produção ou consumo, distribuição, transporte e entrega. Ou seja, do fornecedor ao cliente, sejam eles internos ou externos. Para isso, usa ferramentas a TI, gestão de pessoas, de indicadores e processos, afim de obter seus resultados.

A Logísitca define assim a eficiência operacional da empresa, e por conseguinte o quanto ela gasta com isto. Mais ainda, se gasta bem ou mal. Tornou-se fundamental no mundo de hoje, onde vivemos imersos em redes, fluxos e problemas de abastecimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?