ESTRATÉGIA DO LUCRO



O lucro é talvez a coisa mais procurada em todas as empresas do mundo. Sim, porque as empresas existem para gerá-lo. Essa popularidade toda não impede no entanto que muita gente pense equivocadamente que ele represente uma medida financeira. Na verdade, o lucro é um indicador de eficência operacional.

Marx achava que ele vinha da mais-valia, isto é, da diferença entre o que o trabalhador produzia e o que ele recebia como salário. Quase isso. O lucro vem do valor que a empresa agrega aos insumos produtivos. E isso tem haver com muito mais do que a força trabalhadora. Tem haver mesmo é com o mercado em que a empresa atua. Pois o valor quem atribui é o mercado. Se ele valoriza um produto mais do que o custo para produzí-lo, existe lucro. Logo, ele começa fora da empresa e não dentro dela !

A empresa obtem o lucro subtraindo custos e despesas das receitas (R-C=L). Isso é apurado por regime de competência, vale lembrar. Ora, então ele é uma parcela que está contida nas receitas ! Tentar obter lucro reduzindo custos e despesas somente é um erro crucial. Isso não dura muito tempo. Assim sendo, a estrategia do lucro é: maximizar as receitas, isto é, aumentá-las através da valorização do preço e do aumento da quantidade. E por outro lado, otimizar os custos e despesas,. Ou seja, deixá-los num patamar mínimo mas que não prejudique a operação.

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