SOBRE HÁBITOS E METAS

 



Vivemos em uma época obcecada pelos resultados. Tudo é para ontem, tudo tem de ser rápido, perfeito e ainda por cima  tem de ser ficar bonito, porque tem de fazer sucesso. Não há uma só profissão que não esteja passando por essa era de superação e aprendizado. Na verdade, talvez tenha sido sempre assim, mas atualmente a intensidade parece ser maior.

Neste contexto, algumas ferramentas e metodologias nos ajudam a lidar com o desafio e estabelecer metas da maneira certa é uma delas. Existem diversas alternativas para isso, cada uma com os seus pontos fortes e fracos. Mas de uma maneira geral todas elas convergem para um ponto fundamental. As metas devem ser tangíveis, mensuráveis e realizáveis. Algumas opções defendem inclusive que devam ser negociadas. Mas enfim, é preciso ter metas para avançar.

Podemos ter metas em tudo ou quase tudo na vida. Elas ajudam a nos dar referenciais concretos em nossa jornada. Sem metas certamente fica mais difícil perseguir um ideal. Por exemplo, digamos que você esteja acima do peso. E que você saiba que isso é prejudicial para a sua saúde o que é um grande passo. E que depois de analisar a situação você estabeleça uma meta de reduzir em 6kg o seu peso em até 6 meses. Pronto você tem uma meta! Temos um objetivo, um prazo e uma maneira de medir o desempenho. Ótimo!

E digamos que entusiasmado com isso, você estabeleça outras metas. Para controle dos seus gastos, para levar seu pet para passear 5 vezes na semana, para ler um bom livro por mês e assim por diante. Agora você colocou todas em um papel e colou na porta do seu guarda roupa ou no espelho onde você olha todos os dias. Agora temos até Gestão à Vista. Você é uma pessoa com metas e sai feliz da vida em busca do seu sonho. Acontece que as coisas não terminam por aí.

Ter metas não é o bastante para realiza-las, apesar de ser uma importante etapa. Para realizar metas é preciso ter hábitos. Isso mesmo. Hábitos que possam fazer com que elas aconteçam. Não adianta ter a meta mais sensacional que existe se o que acontece na prática não é convergente com isso. Não adiante dizer que vai emagrecer se você continua comendo fast food como se fosse o ultimo dia da sua vida. São os hábitos que você realiza todos os dias que na verdade definem se você alcançará o que se propõe.

E para ter hábitos é preciso ter disciplina. Cumprir os horários, fazer o que precisa ser feito mesmo que seja naqueles dias que você quer fazer o contrário. Quem só faz o que quer, e não aquilo que é preciso fazer, talvez não esteja indo em direção aos seus melhores objetivos.  E isso vale para pessoas e organizações.

Não é só ter um conjunto de metas que faz a diferença no mundo de hoje. Mais que isso, é preciso que você viva em função do seu propósito e que seu cotidiano seja a mais verdadeira representação disso. Ter a meta não garante o resultado. Mas ter o hábito é a melhor coisa para chegar nele.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?