ESTRATÉGIA EM 4 PASSOS

 


A Estratégia Empresarial é um universo bastante vasto com missões, visões e valores, mas também com propósitos, manifestos, projeções e muito mais. Apesar de parecer abstrata ele impacta diretamente no sucesso e na perenidade do negócio. Uma boa estratégia pode fazer a diferença, porém o perigo é você se perder nesse mundo imenso e não chegar onde precisa. Por isso, é recomendável estes 4 passos para não correr esse risco. 


PASSO 1 

O que temos a nossa volta e no que somos bons e ruins


Tudo começa com a percepção e identificação no ambiente que circunda a empresa das oportunidades e ameaças existentes. É como se ligássemos o radar para saber quais são as coisas que não dependem de nós e podem nos ajudar ou prejudicar.


Neste momento podemos usar também o modelo de Porter e verificar o poder de barganha dos fornecedores e clientes, a intensidade da concorrência, a possibilidade da entrada de novos players e de produtos substitutos. 


Depois, lançamos um olhar interno para identificar as forças e as fraquezas. E podemos dentre os pontos fortes identificar também as vantagens competitivas que são aquelas que geram um diferencial que não seja fácil e rapidamente copiado. 


Podemos chamar essa etapa de Análise Estratégica mas o importante é que seja atualizada regularmente e seja verdadeira mesmo que incômoda. A verdade sempre é a melhor versão. 


Resumo Passo 1: Análise Estratégica: Forças de Porter, Oportunidades, Ameaças, Forças, Fraquezas, Matriz Swot. 


PASSO 2 

Onde queremos e podemos chegar


Agora como alguém que marca o local de destino em um mapa que acabou de obter, devemos definir os nossos Objetivos. E vale dizer que isso deve ser feito levando em conta muito mais a possibilidade do que o desejo. 


Eles precisam ser específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes ou realistas e temporais. Isso porque devemos evitar os devaneios como também devemos evitar assumir uma enormidade deles. 


O ideal é ter poucos e que estejam relacionados com as dimensões do Balanced Scorecard de Kaplan e Norton. Então, teremos objetivos de Finanças, Mercado, Processos Internos e Aprendizado. 


Vale lembrar que podemos ter horizontes de tempo diferentes para grupos de objetivos sendo por exemplo curto prazo os anuais, medio prazo para 3 anos e longo prazo a partir de 5 anos. 


Resumo Passo 2: Objetivos Smart, Dimensões do BSC, Horizontes de Curto, Médio e Longo Prazos.



PASSO 3

Como vamos alcançar estes objetivos 


Agora vem um passo muito importante mas muitas vezes esquecido. Vamos definir as estratégias propriamente ditas pois para cada objetivo devemos explicar como vamos alcança-los. As estratégias são os caminhos que serão percorridos até os pontos marcados no mapa. 


Podemos ter estratégias financeiras das quais fazem parte o orçamento, a precificação, o funding, o investimento. Podemos ter estratégias de marketing nas quais se compõem o posicionamento de produtos e marcas, a construção da imagem, os canais e formas de comunicação, as ações de vendas e benchmarking, ao encantamento do cliente, e por aí vai. 


Também podemos ter as estratégias de operação relacionadas com melhorias produtivas, enxugamento de fluxos, mudanças ou adaptações na estrutura organizacional, ganhos de produtividade, redução de custos entre muitas outras. E podemos  ter estratégias ligadas às pessoas e ao seu desenvolvimento, ao clima e cultura organizacionais, a satisfação dos colaboradores e inovação entre muitas outras possibilidades. 


Enquanto objetivos são perenes como alvos que devem ser acertados, as estratégias podem mudar de acordo com as circunstâncias e os resultados. São as estratégias que indicam também quem vai realiza-las. 


Resumo Passo 3: Estratégias financeiras, mercadológicas, operacionais e humanas. 



PASSO 4

Como vou saber se estou indo bem


Por fim, precisamos acompanhar se estamos no caminho certo. É aqui que usamos as metas e os indicadores. 


Elas são um tipo de check points intermediários tanto em volume como no prazo, para assegurar que realizaremos o objetivo em questão. Já os indicadores são as métricas que usaremos para quantificar o nosso avanço. Ambos estão inseridos nas estratégias. 


Assim, um objetivo pode ter algumas estratégias para alcançá-lo, mais de uma meta para sabermos se estamos no caminho certo, e estas metas podem ter mais de um indicador que as meçam. 


Resumo Passo 4: Metas e Indicadores, Monitoramento. 



Se você quiser saber como tudo isso funciona, por coincidência temos também 4 etapas para seguir. É o PDCA da Estratégia. 


Plan - Você cumpre os passos e faz o planejamento. 


Do - Você implanta o planejamento para que ele se torne real. 


Check - Você verifica se as coisas estão conforme planejado. 


Act - Você corrige aquilo que não está funcionando e mantêm aquilo que está. 


É interessante saber que quando os objetivos não são revelados ou o são de maneira inverídica, as estratégias podem acabar indicando o que eles realmente são. Também é interessante saber que muitas organizações não possuem objetivos mas de uma maneira ou de outra sempre possuem estratégias. 


É importante destacar se estes passos não estiverem escritos e cumpridos, a empresa  pode ter intenção mas com certeza não tem estratégia. 


Por fim, devemos lembrar que copiar estratégias é uma prática comum mas certamente é pouco razoável. 


Nenhuma empresa é igual a outra. Mesmo que o mercado seja o mesmo, as pessoas que fazem o negócio são diferentes, os recursos são diferentes, os objetivos podem ser diferentes, ou seja, o ambiente externo pode até ser idêntico, mas as características internas nunca serão. 


Logo, a melhor coisa a fazer é construir a estratégia adequada para cada negócio, pois cada um tem a sua singularidade. 


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