23 LIÇÕES DE FINANÇAS EM 3 PARÁGRAFOS



Por maior que seja a dificuldade, sempre existe uma possibilidade de superação.  Em 2009, Eric e Sibele eram dois bancários no interior de São Paulo. Os dois perderam o emprego e para completar, ela ficou grávida. Não deu outra. Não conseguiram pagar o cartão de crédito nem a parcela de financiamento do carro. Ficaram endividados e negativados, sem crédito na praça. Por causa disto, com um investimento inicial de apenas 3 mil reais eles começaram um negócio chamado Vazoli, que começou vendendo seguros para complementar a renda da família na cidade de Severínia-SP. Depois a empresa passou a ofertar crédito para quem estava como nome sujo na praça, assim como eles, e decolou. Através de convênios, os próprios bancos ofertaram o dinheiro. Em 2011, a Vazoli já tinha 10 lojas oferecendo credito consignado, financiamento de imóveis, veículos, consórcios  e seguros. Entraram no mercado de franquia e atualmente a empresa possui 93 unidades em 17 estados brasileiros, movimentando 160 milhões nos últimos 12 meses.

No ultimo dia 21 de Setembro, o Fórum Empreendedoras reuniu em São Paulo mulheres que obtiveram sucesso nos negócios e como resultado, elas deram dicas que se afinam bem com a historia do Eric e Sibele. Não deixe o medo ser maior do que a coragem. Aprenda a ganhar antes de gastar. Tenha responsabilidade com os seus funcionários. Goste do que faz ou faça o que gosta. Crie bons relacionamentos. E a dica que mais gosto: Tenha atenção com o Fluxo de Caixa. Lidar com dinheiro requer alguns procedimentos importantes. E isto vale para finanças pessoais e empresariais. Anote tudo. Isso mesmo tudo. Controle o crédito e trate de fazer com o que você tem a pagar encaixe no que você tem a receber. Evite decisões de compras de impulso. Espere 3 dias, analise e decida com fundamentos sempre. São algumas recomendações que você deve lembrar e que o site brasileiro Boleto Bancário defende. Eu endosso.

O fluxo de caixa é o controle gerencial financeiro mais importante em um negócio. Mas mesmo assim, ainda se cometem muitos erros neles. A melhor coisa a fazer, é saber quais são os erros mais comuns para não repeti-los.   Acompanhar as finanças só de vez em quando. Registrar um valor que ainda não foi recebido ou pago, quando estivermos tratando do fluxo de caixa realizado. Não ter grupos e planos de contas. Não ser realista. Desligar-se dos fatos. Não ser organizado nem detalhista. A verdade é que pessoas e empresas bem sucedidas financeiramente, normalmente possuem uma conduta neste aspecto. Elas já foram estudadas e mapeadas por pesquisadores e jornalistas como Nancy Jacskon do site americano Business  Insider. Confira as cinco principais: Não gastam tudo que ganham, ou seja, possuem geração de caixa. Aproveitam as oportunidades para aumentarem seu patrimônio, em outras palavras, atenção ao mercado e boa gestão de valor. Não tomam decisões somente com base no emocional.  Novamente !  Não colocam todos os ovos na mesma cesta, isto é, diversificação de produtos, investimentos e fontes de receitas, para diluir o risco.  Não trabalham sozinhos. Eles procuram trabalhar com pessoas que possuam competências que contribuam para os seus objetivos, sejam colaboradores ou consultores.

Então, qual destas 23 lições de Finanças você tem observado ultimamente ? Pegue papel e caneta, identifique quais são e verifique quantas estão ok. Faça o seu balanço de gestão financeira. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?