RESOLVENDO PROBLEMAS COM PLANILHAS COMO SE FOSSEM PINTURAS




A minha primeira experiência com planilhas eletrônicas, foi com o Lotus 123 na década de 80 há mais de 20 anos. Sob um fundo preto, as linhas e colunas em verde ou branco, relacionavam os dados e com alguma habilidade era possível até fazer alguns gráficos monocromáticos. Fiquei entusiasmado quando comecei a usar as funções e processar os dados. Interligar as planilhas e colher os primeiros resultados. Para mim, era uma satisfação intensa e peculiar poder elaborar soluções com uso de cálculos, podendo focar no raciocínio já que as operações matemáticas estavam garantidas pelo programa. Foi com o Lotus que elaborei as minhas primeiras soluções.

O Excel foi o substituto natural do Lotus. E uma página tecnológica foi virada, pois o substituto superou e muito a ferramenta inicial. Os recursos aumentaram, possibilitando planilhas mais potentes, funções mais completas e gráficos mais atrativos. A gestão visual ganhava um grande aliado. E eu também. Continuei elaborando soluções para a administração de empresas, para mim e principalmente, desenvolvendo uma ligação cada vez mais próxima com este universo fabuloso. Tanto que percebi meu raciocínio sendo formatado como uma planilha. Cada problema a ser resolvido, cada resposta a ser encontrada, sendo invariavelmente pensada pela arquitetura lógica das planilhas e seus resultados. Banco de dados, filtros, sinalizadores, fórmulas ... Elas são capazes de modelar as coisas mais simples e as mais complexas.

Como uma tela em branco de uma pintura, toda planilha começa com o nada. E a depender do objetivo que tenho, ela vai sendo montada, passo a passo como um quebra cabeça lógico, até cumprir a sua missão. E sempre pode ser aperfeiçoada. Posso ficar horas trabalhando numa delas sem cansar, como alguém que pinta um quadro. E quando concluo, fico feliz pelo resultado. Retoco um detalhe, aplico mais um recurso, enfim, é um processo de melhoria contínuo. Os quadros servem para expressar sentimentos, percepções e despertar nos seus observadores estes fatores. As planilhas servem para resolver problemas, informar, controlar, planejar, analisar, enfim, serem ferramentas úteis.

Unindo o conhecimento elementar que tenho do Excel, com os conhecimentos de Finanças e Gestão que tive a oportunidade de perceber, é possível fazer algumas preciosidades. E estas preciosidades não precisam ser complexas. Quanto mais simples,  mais peculiares e valorosas. Hoje, percebi que para mim as planilhas são como pinturas. Valiosas pinturas que unem criatividade e pragmatismo em um só espaço bidimensional na forma e multidimensional no pensamento. Qual a necessidade de capital de giro da empresa ? Em quanto tempo ela vai se recuperar ? Quais as estratégias de sustentabilidade econômica ? Quanto é a lucratividade do negócio ? Qual o seu valor ? 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?