COM LUCRO E SEM DINHEIRO



Como é possível uma empresa ser lucrativa e não ter dinheiro na conta ?  Esta situação é mais comum do que você pode imaginar e está relacionada com uma série de fatores. Vamos abordar 4 deles neste post. Ela pode gerar muitas preocupações mas também bons indicadores do que fazer para melhorar o desempenho financeiro da empresa.

1.       APURAÇÃO CORRETA DO LUCRO

O lucro se apura por regime de competência. Você compara em um mesmo mês todas as receitas geradas com os gastos incorridos, não necessariamente recebidos e pagos. Como já disse outras vezes, isso não significa saldo financeiro mas sim, eficiência.  Para saber a lucratividade correta do negócio, você considera as saídas de estoque no custo e não as compras.  O resultado que aparece indicaria dinheiro se tudo fosse feito a vista. Todas as receitas fossem recebidas no mesmo mês, todas despesas pagas no mesmo mês e os estoques pagos pelo preço médio de compra somente no volume que você consumiu. Praticamente, o lucro nunca coincide com o saldo de caixa. Então, para que apura-lo ? Para saber se o seu negócio está produzindo capital de giro, se tem condições de funcionar e no que pode melhorar.

2.       DIFERENÇA ENTRE AS SAÍDAS DE ESTOQUE E O PAGAMENTO DE FORNECEDORES

A diferença entre o que você apurou de custo com materiais saídos dos estoques e o quanto você pagou de fornecedores de materiais, reflete a sua política de compras e estocagem. Se ela é muito grande, é sinal que o volume de compras está muito grande ou o giro de estoques está abaixo desejável. Compras e estoques estão intimamente relacionados. Se você compra bem, ou seja, com bom preço e os itens certos, terá uma boa margem e seus itens serão logo adquiridos pelo cliente, girando mais e demorando menos na prateleira. Caso contrário, sua margem diminui e seu prazo de estocagem aumenta, reduzindo seu lucro. Mas as contas a pagar permanecem ou até aumentam. Comprar na quantidade certa, os itens certos e no preço certo são respostas vitais para uma empresa. Trate de obtê-las.

3.       CONTROLE DE ESTOQUES DEFICIENTE OU EFICIENTE

Controlar estoques dá trabalho e por isso muita gente negligencia esta etapa. Os saldos do sistema não batem com o físico. As movimentações não seguem um procedimento padrão. Existe muito risco de perdas e evasões. Tudo isso significa dinheiro jogado pela janela. É o seu lucro que está sem tragado. Por isso, comece hoje mesmo a arrumar e controlar o seu estoque. Ele representa um cofre onde você pode fazer ou perder o resultado do mês. Este talvez seja o maior desafio que um empreendimento tem pela frente, principalmente aqueles que possuem muitos itens para movimentar. Como os valores unitários são as vezes pequenos, você pode ficar tentado a deixar para lá e focar na fatura para pagar. No entanto, lembre-se que ela é originada no seu estoque, e a soma destes pequenos valores é que geram o grande resultado. Seja bom ou ruim.

4.       DESPESAS FINANCEIRAS


As despesas financeiras podem vir de duas maneiras. E as duas reduzem o dinheiro que podia estar no seu bolso. O pensamento é simples. Trata-se de uma quantia que está com o banqueiro ou com você, e quem define isso é sua competência de gerenciar o seu negócio. Por isso, não culpe-o pelo erro que é seu. Ele cuida bem do negócio dele. Cuide bem do seu.  A primeira são os juros que você paga por não ter dinheiro suficiente na conta. O famoso cheque especial. Pode ser também vindos de um empréstimo de capital de giro. A segunda são os juros de antecipação de receitas, causados pelo mesmo motivo. As duas são sinais que seu gerenciamento precisa melhorar. 

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