ESTRATÉGIA COMPETITIVA - Parte 4
A maior parte das empresas vende
para mais de um tipo cliente. O poder de negociação deste grupo é uma das
forças competitivas básicas que determinam a rentabilidade potencial do
negócio. Muito raramente ele é homogêneo. Podem se diferenciar pelas suas
necessidades de compras, com níveis diferentes de atendimento, qualidade e
durabilidade par ao produto, necessidade de informações, entre outros pontos.
Eles também se diferenciam pelo potencial de crescimento que possuem,
significando com isso um potencial de crescimento de compras. Logicamente, os
custos de atendimento para cada tipo de cliente são diferentes. Por isso, a
seleção de clientes alvo é uma variável muito importante. Esta seleção pode
influenciar fortemente índice de crescimento da empresa e pode minimizar o
poder de pressão dos mesmos. Ela é especialmente importante em empresas maduras
e naquelas em que as barreiras provocadas pela diferenciação do produto ou
inovações tecnológicas, sejam difíceis de serem sustentadas. Um empresa pode
não só selecionar seus clientes como também pode cria-los.
Existem quatro critérios gerais para
determinar a qualidade de clientes, do ponto de vista estratégico: Necessidades
de compras x capacidade da empresa, potencial de crescimento, crescimento intrínseco/propensão
para exercer poder de negociação para preços baixos, e custo do atendimento. A
empresa melhorará a sua vantagem competitiva se ela dirigir seus esforços para clientes
cujas necessidades tiver melhores condições de atender. Estes quatro critérios
não apontam obrigatoriamente na mesma direção.
A necessidade de compras x
capacidade da empresa é fundamental. Tal comparação permitirá a empresa
alcançar o mais alto nível de diferenciação em relação aos concorrentes. Ela
também deve minimizar os custos de atendimento. O diagnostico das necessidades
de compras implica em identificar os fatores que entram na decisão de comprar e
os fatores envolvidos na transação. Eles podem ser relacionados tanto para
compradores individuais ou para grupos de compradores. O potencial de compra de
um cliente é determinado por três condições: índice de crescimento da empresa, índice
de crescimento do principal segmento do mercado e mudança na parcela de mercado
na empresa e no segmento. O índice de crescimento da empresa, por sua vez
dependerá de fatores como sua posição em relação a produtos substitutos,
crescimento do grupo de clientes, entre outros. Alguns segmentos de mercado
crescerão mais que outros, e isso determina o potencial de crescimento dos
clientes. Se um tipo de cliente tem forte posição para aumentar a sua parcela
de mercado, pode oferecer crescimento substancial para empresas, mesmo maduras
ou em declínio. O potencial de crescimento por sua vez é determinado pela
demografia e pelo volume de compras. Os critérios que definem o poder de
negociação intrínseco dos clientes são os seguintes: Quantidade habitual de
compras, Existência de fontes alternativas de fornecimento, Custos de compra e
transação, custos fixos para mudar de fornecedor.
Cliente insensíveis ao preço são
em geral bons compradores. Normalmente, eles se enquadram em uma ou mais destas
possibilidades: O custo é pequeno em seu próprio produto ou orçamento de
compras, a penalidade pela falha deste comprador com seu mercado é alta, a eficácia
do produto do comprador pode trazer grande economia ou melhorar desempenho, ele
compete com uma estratégia de alta qualidade, quer um produto diferenciado ou
feito sob encomenda, tem grande rentabilidade e pode repassar os custos dos
insumos, está mal informado sobre o produto que compra ou compra sem
especificações bem definidas, a motivação de compra não é limitada pelos custos
dos insumos. Estes fatores significam que grandes compradores não são necessariamente
os mais sensíveis a preço. Muitas vezes, pequenos compradores são muito mais
sensíveis a preço, já que o insumo adquirido é um item de custo mais importante.
Já o custo de atendimento aos clientes pode variar de acordo com as seguintes
razões: volume do pedido, venda direta comparada com a venda feita por
distribuidores, tempo de espera, estabilidade do fluxo de pedido para fins logísticos,
custo de expedição, custo da venda, necessidade de adaptação ao cliente.
O principio estratégico básico na
seleção de clientes, é procurar vender para aqueles mais favoráveis,
considerando os critérios aqui discutidos. A escolha deve equilibrar estes
critérios em relação a capacidade da empresa. O posicionamento da empresa
influencia nesta seleção. Um empresa com alta diferenciação de produto, pode
ser capaz de vender para clientes que não disponíveis para seus concorrentes.
Assim sendo, dependerá da posição da empresa, a sua capacidade de selecionar
seus clientes. Existem implicações estratégicas na seleção de clientes que devem
ser consideradas. A empresa com posicionamento de baixo custo, pode vender para
clientes poderosos, sensíveis ao preço e mesmo assim ser bem sucedida. A
empresa sem vantagem de custo ou diferenciação, precisa ser seletiva aos seus
compradores se ela desejar retorno acima da média. Bons compradores podem ser
criados pela estratégia.
Um maneira de encarar a formulação
da estratégia na seleção de clientes, é criar compradores favoráveis. É melhor
criar clientes que fiquem ligados à empresa do que criar bons clientes para
qualquer concorrente. Neste contexto, algumas formulações devem ser consideradas.
Ampliar a escolha dos clientes aumentando o valor agregado que a empresa
proporciona, fornecendo serviço responsivo, assistência técnica, crédito e
pronta entrega, novas características do produto, redefinindo o modo de pensar
do cliente sobre o produto, incluindo na sua análise o valor de revenda, custo
de manutenção, capacidade de geração de receita, custo de instalação, por
exemplo. Eliminar clientes de alto custo e observar a mudança da qualidade dos
compradores. Considerar os custos de mudança de estratégia.
A análise do poder de
fornecedores conjugada com a seleção de clientes, pode ajudar a empresa formular
sua estratégia de compras. É aconselhável comprar de fornecedores que irão
manter ou melhorar a sua condição competitiva. Em compras, a meta é encontrar
mecanismos para compensar ou superar as fontes de poder dos fornecedores. Eles
podem ser utilizando compras dispersas (dispersar o volume de compras em vários
fornecedores), evitando custos de mudança (resistir a tentação de tornar-se
demasiadamente dependente), desenvolvendo fontes alternativas qualificadas
(entrada de novos fornecedores), promovendo padronização (ajuda reduzir a
diferenciação entre produtos de fornecedores).
(Este é um resumo parcial do livro " Estratégia Competitiva - Técnicas para Análise de Indústrias e da Concorrência " de Michael Porter)
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