EXPANDA SEUS CONCEITOS DE LIDERANÇA




De um tempo para cá, virou moda fazer a diferenciação entre chefe e líder, líder e chefe, sempre da mesma maneira. Um é o mocinho e o outro é o vilão. Um é arcaico e o outro é de vanguarda. As fotos e desenhos são muito significativos. Normalmente, um é feio e velho, com expressão autoritária e o outro sempre sorridente, jovem e simpático. Acontece, que esta dualidade caricata não representa bem a realidade. A liderança é um fenômeno bastante complexo que não cabe em estereótipos. 

Esgotar o assunto em um post, é praticamente impossível. Mas podemos, abordar alguns pontos importantes neste assunto. O primeiro são as circunstâncias. A liderança é profundamente afetada por elas. As emergências exigem lideranças mais diretivas. Os momentos de criatividade exigem lideranças mais reflexivas. Vale salientar, que a liderança pode até influenciar a circunstância, mas é quase impossível alterar toda a conjuntura em volta. Normalmente, os momentos fazem os líderes. 

Outro fator que impacta na liderança são os objetivos. Eles norteiam as atitudes e por isso chegam a definir o rumo que os fatos tomam. Eles estão relacionados com as idéias e com o caráter da liderança. Também com a amplitude de horizontes. É de se esperar que um líder que é movido por interesses pessoais se conduza de maneira diferente do que um líder que persegue objetivos mais elaborados, por exemplo. 

A equipe também é parte fundamental quando o assunto é liderança. Aliás, sem equipes não existem líderes. E sem líderes as equipes também não funcionam direito. A equipe define a liderança na medida em que entre os dois, se estabelece uma relação mútua de causa e efeito. Boas equipes costumam ter bons líderes da mesma forma que bons líderes produzem boas equipes. Um espelha o outro. 

Então, liderança não é só estilo e personalidade. Muito menos predestinação. Aliás, muito cuidado com estas pessoas que se dizem lideres predestinados. Existe muita gente por aí, querendo se passar por líder mas suas práticas não passam de repetições de modelos bem antigos. Modelos cujos resultados são desastrosos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?