CONSELHO AOS ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO


  

Todo estudante de administração sonha em ser diretor de uma empresa. Este cargo, de certa maneira representa um patamar elevado, podendo significar uma comprovação de sucesso profissional.  É compreensível e justo que as pessoas almejem crescer na vida, que desejem conquistar melhores condições de vida e que utilizando recursos honestamente, possam alcançar os seus objetivos. Por isso, não há nada de errado em querer ser chefe. O que é errado é pensar que a graduação em administração vai garantir isso.

Realmente é um equívoco, mergulhar somente nos estudos e apostar todas as fichas que esta estratégia vai pavimentar a estrada certa e direta para a cadeira de quem manda. Na verdade, o estudo é muito importante, mas por si só não garante que você conheça a prática. Por isso, o ideal é que você comece logo cedo a trabalhar numa empresa, o tipo de organização que você sonha dirigir um dia. E este começo deve ser por baixo. Não há nenhuma vergonha em ocupar cargos menos importantes no começo de uma carreira, enquanto se cursa uma faculdade ou mesmo antes de entrar nela. Pelo contrário, isso vai fazer com que você conheça como as coisas funcionam, o que vai lhe ajudar bastante no dia em que você estiver no posto de comando. Muitos estudantes, por alimentar o sonho de sucesso, não queiram começar em níveis hierárquicos menores. Mas dificilmente uma empresa irá contratar um profissional que não tenha experiência prática no que diz que sabe fazer. Mesmo que você seja da família proprietária da empresa, prefira começar cedo e sempre do menor posto possível. Isso vai lhe dar a humildade e realidade necessárias para o sucesso posterior. Muitos pais podem pensar que e uma humilhação colocar um filho para trabalhar como se fosse um funcionário normal. Eu digo que é um aprendizado relevante para quem deseja que este filhos seja no futuro o seu sucessor.

Depois, conhecimento é fundamental, mas a atitude é o alicerce da gestão. E ela é inerente ao seu comportamento. E quando falo em atitude, falo em conduta pró ativa, falo em iniciativa, na capacidade e na habilidade de gerar soluções adequadas à empresa na qual você está inserido. É preciso conhecer o que a empresa precisa para ter resultados e fazer. No mundo da administração, sem atitude o conhecimento torna-se inócuo, pois um gestor é antes de tudo um prático. Aos teóricos podemos chamar de pesquisadores, escritores, doutrinadores, estudiosos, porém, jamais um gestor.

Portanto, não se acanhe de trabalhar. Comece logo e do começo. Alie isso a melhor formação que você puder se proporcionar.  Invista em você que é o seu maior patrimônio. Mas nunca esqueça que o trabalho é que lhe dará o resultado que você tanto almeja realizar.

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