LIÇÕES ROMANAS DE GESTĀO



O exército romano muitas vezes venceu batalhas nas quais seus adversários possuiam um efetivo muito maior. As vitórias são incontestes e fizeram parte da glória de Roma, seja ela república ou império. Os romanos tinham uma estrutura organizacional disciplinada e enxuta que apesar dos milênios que nos separam, pode ajudar a gestāo contemporânea.

O legionário era um soldado bem treinado e comprometido. Orgulhoso de pertencer a tropa, seguia as ordens que recebia com rigor. Não abandonava o posto facilmente e era a unidade fundamental do exército. Os legionários nunca lutavam sozinhos e usavam formaçōes que potencializavam o grupo, tanto na defesa quanto no ataque. Em grupo eram melhores. Feliz da empresa que possui colaboradores com esse perfil. Elas precisam começar hoje mesmo a buscar isso.

Cada 10 legionários formava uma decúria e estava sob o comando de um Decurião. Cada 10 decúrias formava uma centúria que era comandada pelo Centurião. E a partir de 10 centúrias, uma legião era formada sob o comando de um General. Apesar do grande numero de homens, a cadeia de comando possuia poucos niveis e seu escopo de comando, bem como seus papeis eram bem definidos. Isso possibilita rapidez, unidade, mobilidade , eficiência e eficácia. As empresas deviam adotar a mesma coisa.

Ao Decuriāo cabia organizar a sua fileira e executar as formações militares que eram ordenadas pelo líder geral da centúria. Os decuriões dormiam nas mesmas tendas que os legionários. Aos Centuriōes cabiam as formações no teatro de operaçōes que definiam os rumos da batalha. Eles lutavam com os demais, marchavam junto à sua unidade e acampavam conjuntamente a eles, mantendo assim a disciplina e a honra nas legiões. No combate, incentivavam os seus homens de tal maneira, que ganhavam força extra em condições adversas. O General por sua vez, percorria a cavalo as diversas fileiras, onde a legião ecoava nas suas vozes, respeito e orgulho. Mostrava-se aos que estavam em perigo, enaltecia os bravos, ameaçava os covardes, encorajava os inertes, preenchia os vazios, transferia as unidades se necessário fosse, dava apoio aos amedrontados, antecipava a crise e a hora do desfecho. Era conhecedor das táticas e dos medos do inimigo, e lutava lado a lado com seus legionários, tanto que o lema era: "TODOS IGUAIS, TODOS POR ROMA!" Toda empresa precisa de supervisores, coordenadores, gerentes e diretores assim.

A logística romana era outro diferencial. O vasto território era percorrido pelas tropas, graças as estradas que ligavam pontos estratégicos. Por elas passavam mantimentos, equipamentos e informação. Sem isso, seria impossível o sucesso na linha de frente. Da mesma forma deve ser nas empresas cujo funcionamento deve priorizar os setores em contato com o cliente e para eles possibilitar recursos para um bom funcionamento.

A vitória nāo vem por acaso. Ela é produto de uma combinaçāo de fatores, onde as liçōes romanas podem ser aprendidas e aplicadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?