PORQUE ÉTICA É IMPORTANTE




Para o observador mais desatento, o universo empresarial movido pelo lucro, pelo volume e pela expansão, tem muito pouco a ver com algo considerado tão abstrato e intangível como a Ética. Afinal, priorizamos as metas batidas, os resultados e as vitórias. No entanto, se formos lançar um olhar mais minucioso nesta relação, poderemos ver que as coisas na prática não são bem assim. 

Desde os primórdios da atividade empresarial, mesmo que não estivesse escrita em lugar nenhum, a Ética cumpre um papel relevante e eu diria fundamental na edificação dos negócios. É claro que lidar com ela não é a mesma coisa que lidar com vendas, que você pode medir e colocar em um gráfico mostrando a evolução ao longo do tempo. Não é usual e fácil metrificar a Ética. Mas você a sente. E eu diria mais, apesar de não ser algo visível como o ativo imobilizado, todos sabem da existência ou não dela. 


Não fosse por isso, a clientela não identificaria a diferença entre o comerciante que age com Ética e o outro que não a considera, por exemplo. Tão pouco os colaboradores da empresa que possui ou não Ética nos seus atos, perceberiam a diferença mesmo que não saibam explicar completamente. Ou ainda, aqueles que fecham negócios de compra e venda, fornecimento, investimento, prestação de serviços, não escolheriam um contratante ou contratado ético, se pudessem fazer a escolha. 


O fato é que mesmo que não percebamos claramente, a Ética é um dos fundamentos negociais mais importantes que podemos ter. E isso tem pelo menos uma explicação. Ela produz confiança. E confiança é fundamento para segurança. E segurança é um dos principais alicerces dos negócios. Sem ela eles simplesmente não existiriam. As relações empresariais pereceriam diante do descumprimento e da incerteza.


É lógico que a falta de Ética também produz sucessos. O mundo está cheio de casos assim. No entanto, devemos refletir se estes sucessos são sustentáveis. Ou seja, se eles se mantém ao longo do tempo. E se fazem isso sem ter despesas que poderiam ser evitadas caso a conduta fosse outra. A falta de Ética acaba saindo caro. Isso porque determinadas infrações geram problemas para os sócios, para os administradores e podem até inviabilizar as operações.


A confiança gerada pela Ética produz um outro atributo valioso nas empresas mas nem sempre reconhecido como tal: A verdade. Isso porque a confiança possibilita o diálogo, que como pensa Ram Charan, é a unidade básica de trabalho. Sem a confiança os diálogos não possuem qualidade e não revelam a verdadeira face da realidade. Com ela, esta realidade vem a tona e torna possível tomar decisões mais acertadas para o desenvolvimento do negócio. 


A confiança gerada pela Ética também produz um ambiente fértil para a inovação e para as soluções, que por sua vez produzem os resultados tão esperados. Ela certamente é um melhor fomento que o medo. Os resultados são consequências de fundamentos nos quais a Ética está inclusa.


Nossa mente concreta busca intensamente referenciais aos quais ela possa se apoiar. Talvez por isso, mais facilmente nos envolvemos com aquilo que podemos ver e tocar. Todavia, cada vez que examinamos a realidade na qual estamos inseridos, é possível percebe que aquilo que nos move na verdade é o que sentimos, sendo a Ética um dos principais componentes desta motivação, bem como da reputação e do valor da marca de uma empresa. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?