CULTURA DE CANCELAMENTO E O IMPACTO NAS EMPRESAS


A Cultura de Cancelamento é um fenômeno recente e intimamente ligado ao meio digital que impacta na nossa realidade de maneira avassaladora. 

De uma maneira geral, um fato típico dessa nova modalidade de linchamento se inicia quando alguém publica ou externa uma opinião ou o registro de um ato próprio ou de outra pessoa. Depois muitas vezes em nome de causas “politicamente corretas” origina-se uma mobilização para desabonar, desacreditar, macular, desprezar, depreciar, degradar e até enxovalhar e ofender quem o protagonizou. O desdobramento concreto chega a perda de seguidores/admiradores e de fontes de renda com rescisões contratuais que envolvem milhões. 


Vale ressaltar que uma das características intrínsecas dessa caça as bruxas contemporânea, é a desconsideração da defesa da outra parte o que em nada se assemelha ao propósito de Justiça que desenvolvemos ao longo dos séculos, sendo mais próximo do justiçamento. Mesmo que esta defesa seja razoável, ela é soterrada diante da avalanche condenatória desta espécie de senso comum. Nós já vimos isso ocorrer em muitas ocasiões ao longo da história só que agora a imagem e a reputação é que são o alvo deste poder que está literalmente na ponta dos dedos dos indivíduos. De um jeito ou de outro, ele é impiedoso. 


Existe uma correlação entre o mundo digital e o mundo real. Ambos se formatam e se influenciam mutuamente, de maneira que a prática de um pode manifestar-se e impactar no outro. O fato é que com isso desenvolveu-se mais uma forma de patrulhamento e controle social agora em escala muito maior do que aquela praticada nas pequenas ruas das pequenas cidades. Agora isso pode ser mundial. E da mesma maneira, os fenômenos sociais também podem resvalar e manifestarem-se nas empresas e vice versa, pois elas são também células da sociedade além de produtivas. 


Isso significa que podemos ter Cultura de Cancelamento nas empresas. É claro que ela vai se manifestar com traços típicos do universo corporativo, todavia se prestarmos atenção poderemos encontrar os mesmos elementos que ocorrem na esfera digital e social. E o impacto disso pode ser devastador, indo de demissões praticadas de maneira contumaz até a instalação de um clima organizacional fundamentado no medo, na incerteza, na insegurança e na desconfiança. A verdade é que esta prática é incompatível com um modelo organizacional sustentável. 


O antídoto reside na reflexão cuidadosa e necessária antes da tomada de atitude. Na habilidade de ver os dois ou mais lados da questão. No exercício do senso crítico e da independência de julgamento sem se deixar levar pela manada. No desenvolvimento da percepção do ponto de vista da individualidade e não do coletivo. Esse é o grande pêndulo da nossa existência. Afinal, as pessoas que frequentam as empresas são as mesmas que estão nas redes sociais.



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