ALTA PERFORMANCE NA GESTÃO




Ser objetivo é uma grande qualidade executiva. Andy Grove, Ex- CEO da Intel parece que a tinha. Ou pelo menos uma de suas contribuições ao universo corporativo chamada de Administração de Alta Performance a tem. É uma verdadeira coleção de bons ensinamentos para gestores e empreendedores de vários tamanhos e segmentos. Melhor ainda quando está sintetizada no 12 minutos. Hoje, vou abordar alguns pontos deste estilo gerencial que me pareceu muito útil para quem deseja melhores resultados. Segue o extrato: 
  • Gestão e Linhas de Produção: Sim, elas têm algo em comum e se compreendermos isso todos saem ganhando. Segundo Grove, as Linhas de Produção operam sobre 3 premissas: Entregar seus produtos dentro do prazo, com um padrão claro de qualidade e dentro do custo definido. Guarde isso pois vale para qualquer empresa pois elas precisam reunir elementos para formar o produto ou serviço, agrupa-los de maneira eficiente, ficar atentas aos gargalos e usar indicadores de resultado (saída do processo) para cada objetivo e cada etapa produtiva. Se cada setor funcionar assim, imagine o que pode ser feito. 
  • Papel do Gestor: É coletar informações, multiplicar informações para a equipe com 6 a 8 subordinados diretos, tomar decisões, ser um exemplo para o time e compilar relatórios com frequência. Mesmo parecendo muito simples, é exatamente isso que um gestor precisa fazer, e fazer bem. 
  • Reuniões: Se forem bem realizadas podem ser importantes alavancas de resultado. Grove recomenda 3 tipos: Reuniões de Feedback: Entre o gestor e o subordinado para troca de conhecimento . Reuniões de Time: Devem ser utilizadas para discutir tópicos que afetam mais de duas pessoas. Reuniões de Revisão Operacional:  Começa com uma apresentação e discute os resultados do processo. 
  • Decisão: Recomenda 3 estágios: Discussão livre com os envolvidos, decisão clara com um plano de ação e comunicação do apoio total da gestão. Lembre, para cada decisão, um plano de ação. 
  • Planejamento: Deve  se baseiam em 3 etapas: Entender a demanda (necessidade). Entender a situação atual. Comparar os dois passos anteriores e derivar um plano. O planejamento visa alterar eventos futuros ajustando a empresa para ela alcance a realização de suas necessidades. 
  • Gestão por Objetivos: Defina seus objetivos se perguntando "Onde queremos chegar?". A partir daí, enumere os resultados chave que você espera para saber se está chegando lá. Está é a essência das OKR's. 
  • Delegação pela Maturidade com a Tarefa:  Baixa - É necessário explicar a tarefa em detalhes, assim como os resultados esperados, os recursos necessários e o passo a passo para executá-la. O estilo deve ser diretivo, pedindo que o funcionário tome notas e faça perguntas. Média - Explique com clareza os objetivos e resultados esperados da tarefa e pergunte a esta pessoa como ela faria a tarefa para atender às suas expectativas. Deixe que eles desenvolvam o plano de execução. Acompanhe o progresso gradualmente, mas deixe o ônus de descobrir os recursos necessários e o passo a passo para se atingir o objetivo. Evite a delegação reversa que ocorre quando ela gera ainda mais trabalho para você. Seu objetivo aqui é desenvolver no profissional a habilidade de chegar a soluções reais sem depender da sua participação. Alta - Deixe que eles executem sozinhos e confie. É importante que as responsabilidades de cada papel em sua empresa estejam muito bem definidas, independentemente da maturidade de cada pessoa. 
  • Contratar e Demitir: Para contratar, o segredo é desenvolver a habilidade de entrevistar candidatos. Você deve focar sempre em medir seu conhecimento, sua performance anterior e identificar potenciais discrepâncias culturais com os valores da empresa. Ao lidar com pessoas talentosas que pedem demissão, dê atenção imediata para o assunto assim que souber da notícia e busque soluções alternativas para o talento na empresa. 
  • Responsabilidades do Gestor: Motivar a equipe e promover o seu treinamento. O treinamento deve ser contínuo e parte da operação diária nas empresas, para que o profissional esteja apto a executar suas tarefas. A motivação é a ferramenta complementar que ajuda o profissional a melhorar sua performance e adquirir sua maestria. 
  • Remuneração: Não cometa o erro de remunerar por potencial ou experiência. Sempre por resultados. 
E então, gostou ? Agora, é colocar em prática e acompanhar a empresa melhorar. 

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