O GERENTE MINUTO REVIEW





Dizem que nos menores frascos é que se encontram os melhores perfumes.  Foi  exatamente o que fizeram Kenneth Blanchard e Spencer Johnson quando escreveram “O Gerente Minuto”, um pequeno grande livro que já vendeu milhões de exemplares no mundo inteiro e já passou da 30ª edição. O que ele tem de tão especial ? É simples, fácil e objetivo. A fórmula certa para o sucesso. Por isso, o post de hoje, revisitará esta obra tão importante para quem quer fazer uma boa gestão.

O enfoque é tão prático que ele já começa dizendo que para fazer uma “gestão-minuto”, você deve começar a pratica-la. Não espere para entendê-la completamente. Mãos à obra. Primeiro passo é definir metas curtas e diretas com a sua equipe. Cada uma com prazos. São as chamadas ”metas-minuto”. A equipe deve ter acesso constante ao que foi definido para saber se estão em convergência com elas. Devem ser entre 3 a 5 metas no máximo. E não se esqueça: Elas não devem ser impostas mas sim negociadas.

Depois utilize o “elogio-minuto”. São feedbacks sobre os aspectos positivos e não os negativos. Procure os acertos e não os erros da equipe. O importante é não elogiar apenas por elogiar, e sim ter fundamento. Para que funcione, você não só deve dizer que ele acertou mas também dizer como você se sente em relação a isso. E depois deve encorajá-los a continuar. Mas isso tem de ser rápido e não uma palestra de 3 horas. Seja breve mas seja verdadeiro. E não deixe o tempo passar para fazer isso. Faça logo que acontecer.

Ninguém é perfeito e sempre haverá necessidade de ajustar os ponteiros. É a hora do realinhamento-minuto. Quando a equipe está distante das metas, a melhor coisa a fazer e alinhar para que possam fazer melhor. Certifique-se que as metas estão claras para eles e se são possíveis de serem alcançadas. Explique o erro e como ele pode ter um impacto negativo em todo negócio. Certifique-os que você confia neles para resolverem o problema e que os apoia. E encaminho-os para a ação.

A chave da “gestão-minuto” é agir imediatamente para conseguir os resultados desejados. Agir com rapidez previne desastres ainda maiores e encoraja o sucesso. Alguns acham que ser um gestor é focar somente nos números e nos resultados, mesmo que para isso os colaboradores sejam infelizes. Outros acham que devem ser bondosos e apoiadores, e sem saber fazem isso em detrimento do lucro. Os melhores gerentes são aqueles que encontram um equilíbrio entre estes dois extremos.

Quando as pessoas sabem que são importantes, elas se comprometem e tomam para si a responsabilidade de realizar os objetivos e metas necessárias. As três técnicas das metas-minuto, dos elogios-minuto e do realinhamentos-minuto, ao se tornarem um hábito na sua atuação de gestor, podem trazer grandes resultados. E tudo isso em menos tempo do que você imagina.  Torne-se hoje mesmo um “gerente-minuto”. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?