O GERENTE MINUTO REVIEW
Dizem que nos menores frascos é que se
encontram os melhores perfumes. Foi exatamente o que fizeram Kenneth Blanchard e Spencer Johnson quando
escreveram “O Gerente Minuto”, um pequeno grande livro que já vendeu milhões de
exemplares no mundo inteiro e já passou da 30ª edição. O que ele tem de tão
especial ? É simples, fácil e objetivo. A fórmula certa para o sucesso. Por isso,
o post de hoje, revisitará esta obra tão importante para quem quer fazer uma boa
gestão.
O enfoque é tão
prático que ele já começa dizendo que para fazer uma “gestão-minuto”, você deve
começar a pratica-la. Não espere para entendê-la completamente. Mãos à obra.
Primeiro passo é definir metas curtas e diretas com a sua equipe. Cada uma com
prazos. São as chamadas ”metas-minuto”. A equipe deve ter acesso constante ao
que foi definido para saber se estão em convergência com elas. Devem ser entre
3 a 5 metas no máximo. E não se esqueça: Elas não devem ser impostas mas sim
negociadas.
Depois utilize o “elogio-minuto”.
São feedbacks sobre os aspectos positivos e não os negativos. Procure os acertos
e não os erros da equipe. O importante é não elogiar apenas por elogiar, e sim
ter fundamento. Para que funcione, você não só deve dizer que ele acertou mas
também dizer como você se sente em relação a isso. E depois deve encorajá-los a
continuar. Mas isso tem de ser rápido e não uma palestra de 3 horas. Seja breve
mas seja verdadeiro. E não deixe o tempo passar para fazer isso. Faça logo que
acontecer.
Ninguém é perfeito e
sempre haverá necessidade de ajustar os ponteiros. É a hora do
realinhamento-minuto. Quando a equipe está distante das metas, a melhor coisa a
fazer e alinhar para que possam fazer melhor. Certifique-se que as metas estão
claras para eles e se são possíveis de serem alcançadas. Explique o erro e como
ele pode ter um impacto negativo em todo negócio. Certifique-os que você confia
neles para resolverem o problema e que os apoia. E encaminho-os para a ação.
A chave da “gestão-minuto”
é agir imediatamente para conseguir os resultados desejados. Agir com rapidez
previne desastres ainda maiores e encoraja o sucesso. Alguns acham que ser um
gestor é focar somente nos números e nos resultados, mesmo que para isso os
colaboradores sejam infelizes. Outros acham que devem ser bondosos e
apoiadores, e sem saber fazem isso em detrimento do lucro. Os melhores gerentes
são aqueles que encontram um equilíbrio entre estes dois extremos.
Quando as pessoas
sabem que são importantes, elas se comprometem e tomam para si a responsabilidade
de realizar os objetivos e metas necessárias. As três técnicas das
metas-minuto, dos elogios-minuto e do realinhamentos-minuto, ao se tornarem um
hábito na sua atuação de gestor, podem trazer grandes resultados. E tudo isso
em menos tempo do que você imagina.
Torne-se hoje mesmo um “gerente-minuto”.
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