DICAS PARA QUE SEU ORGANOGRAMA SEJA EFETIVO

O Organograma é uma peça
importante para nortear a organização de uma empresa. Não é a toa que desde
1856 ele é utilizado pelos administradores para representar graficamente a
estrutura organizacional existente.
Se você considera-lo como um mapa
organizacional, ele informa as áreas e os setores que existem, de maneira que
possamos compreender como eles se relacionam. O mais importante quando o
assunto é Organograma, é que ele não seja somente um desenho numa folha de
papel, mas sim, um modelo de funcionamento da empresa.
Para isso, trago algumas dicas
que podem ser bastante úteis na efetivação de um organograma na sua empresa
hoje em dia:
1) Divulgação:
Não adianta ter um organograma e deixar ele guardado em uma gaveta empoeirada. Ele
precisa ser divulgado e conhecido por todos que fazem a empresa. Fixe-o nos
quadros de aviso, inclua-o nas telas de abertura dos computadores, faça reuniões
explicativas sobre ele para que as pessoas perguntem e tirem as suas dúvidas.
2) Cadeia
de Comando: Um organograma define com maior ou menor precisão, como a
empresa se departamentaliza para alcançar o seu objetivo e seguir a sua estratégia.
Isso implica que ele define também a maneira que a hierarquia funciona. Normalmente,
na medida que o nível aumenta, aumenta também a responsabilidade. Procure situar-se
nele e observar quem está ao lado, abaixo e acima de você. Saiba a sua
localização na organização da empresa. Siga o mapa.
3) By
Pass: Uma das ocorrências mais frequentes é o chamado By Pass. Ele ocorre
quando uma pessoa pula outra na organização para tratar de um assunto que deveria
ser tratado com ela. Isso pode acontecer de várias maneiras, inclusive com o
próprio chefe, o que é muito comum. Não permita que aconteça. Quando uma pessoa
é by passada, ela está deixando de ter informação e está sendo anulada. Quando
acontecer, peça para a quem está by passando se encaminhar conforme o
organograma. E lembre-se: O chefe deve dar o exemplo.
4) Cada
Assunto no seu Quadrado: Os setores em um organograma, definem também os
assuntos que cada um está relacionado. Então uma boa maneira de fazê-lo
funcionar, é observar isso e sempre tratar primeiro cada assunto com o setor
responsável. Somente se você não conseguir retorno, acesse o setor acima.
5) Clientes
Internos: Nenhuma empresa vive sem clientes. E clientes precisam ser
atendidos. Acontece não é somente o cliente externo que precisa de atendimento.
As outras pessoas que trabalham com você também precisam. Elas são verdadeiros
clientes. Então, independente de hierarquia, atenda seu cliente interno da
melhor maneira.
6) Leve
soluções e não problemas: Jamais acostume-se a levar problemas para os
outros, principalmente para os seus chefes.. Acostume-se a levar as soluções.
Isso faz com que a estrutura organizacional funcione melhor. Então, da próxima vez
que você estiver com uma situação que não pode resolver sozinho, apresente logo
as sugestões para resolução. E não fique magoado se nenhuma for aceita. Lembre-se
que quem decide assume a responsabilidade.
7) Tempo
de Setup: Toda mudança leva um tempo para que seja assimilada e implantada.
Podemos chamar esse período de tempo de setup. Nele a produtividade baixa e os problemas
aumentam. Então se você mudar toda semana o seu organograma, vai significar que
estará eternamente em um tempo de setup, sempre abaixo do que poderia obter na
empresa. Procure fazer com que ela seja perene, pense bem antes de implantar, faça
adaptações, evoluções, mas não fique mudando toda hora de formato.
8) Lead
Time: Toda vez que você estiver com uma situação para resolver e ela
estiver parada, você estará fomentando atraso. O intervalo entre uma situação e
a sua resolução chamamos de lead time. Quanto maior ele for, mais lenta e
ineficiente a empresa será. Portanto, nunca fique guardando problema para ser resolvido.
Faça a fila andar, resolva ou leve logo para quem pode fazê-lo. E durma em paz
com o travesseiro.
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