É MELHOR TER UM PAÍS DE EMPREENDEDORES



Vamos simplificar. Imagine ou pegue uma folha de papel em branco. No lado esquerdo no meio da folha, anote "mente trabalhadora jurássica". Agora em torno desta expressão anote as seguintes palavras: Sindicatos, direitos, aposentadoria, greve, horário, hora extra, desemprego, improdutividade, emprego, concurso, patrão, Estado, estabilidade, expediente, salário, ameaça, medo, segurança, estagnação, revoltada, inveja. No lado direito, anote a expressão "mente empreendedora" e da mesma maneira anote estas palavras em volta: Inovação, produtividade, trabalho, projetos, ideias, recursos, realização, empreendimento, mercado, empresa, crescimento, renda, oportunidades, coragem, risco, mobilidade, receitas, soluções, atendimento, cliente.

Houve um tempo, que tudo que se queria era um emprego, de preferência no Banco do Brasil ou no serviço público. Ainda hoje tem gente que pensa assim e chegamos a ter mais de 500 municípios brasileiros onde 80% da população é funcionária da Prefeitura. A questão é que todo e qualquer emprego tem um custo e é pago pelo cliente e pelo contribuinte.  Se cada vez mais tivermos menos clientes, menos contribuintes, menos empresas, teremos cada vez menos empregos. De onde você acha que veem os recursos que o Estado usa para pagar as coisas por exemplo ? Do seu bolso. Esta é uma lógica que parece ignorada pelo trabalhismo brasileiro, apesar do mundo está se preparando para outra coisa. 

Quem vive do lado esquerdo do papel, está fadado à extinção como os dinossauros ou como a União Soviética. Apesar disso, existem mentes no Brasil que para manter seus benefícios e privilégios ainda permanecem desse lado. Se você pensar bem, um país de trabalhadores  é algo contra producente e ultrapassado. Quem vive deste lado, leva o país para o atraso. Já quem vive do lado direito do papel e quem possui este tipo de mente, alavanca a vida dos outros e a sua, e com isso a Sociedade onde vive. É melhor ter um país de empreendedores, sejam eles empresários ou não, do que ter um país de funcionários. 

Tão quanto ou mais importante do que destacar a medição de empregos é dar ênfase a medição de empresas em funcionamento seja de que tamanho forem, pois se este vetor está funcionando bem, é sinal que a Economia vai bem e os empregos aparecerão na certa. O Brasil precisa abandonar a "mente trabalhadora jurássica" que impregna e todos os dias prejudica milhões de empreendimentos no país e evoluir para a "mente empreendedora" se quiser ter uma chance de ser um lugar melhor que um festival de Rock numa cidade com cerco militar e cenas de guerra civil. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?