O QUE FAZ UMA EMPRESA SER GRANDE ?





Esta é uma pergunta que habita a mente de muitos brasileiros. A grande maioria dos jovens universitários deseja empreender. Temos mais de 19 milhões de registros de empresas sendo que as pequenas e micro representam 65% do PIB e empregam 75% da força de trabalho. A taxa de sobrevivência das organizações empresariais tem subido e atualmente, alcança 70% após dois anos de existência. O Brasil possui uma força empreendedora considerável e o mercado está repleto de lojas de roupas, salões de beleza, bares, restaurantes, prestadores de serviço, entre outras modalidades. 

Todo este conjunto, ingressou no que podemos chamar de "tempestade perfeita". A combinação perigosa de crise econômica com a maior recessão da história nacional desde 1901, mais a degradação política e a desconstrução de valores morais. As empresas também possuem a sua versão desta tempestade, quando uma crise financeira se instala, tendo como fundamento uma gestão deficiente e uma cultura organizacional inadequada. É preciso perseverança e a rota certa para vencê-las. O empreendedor brasileiro segue firme, mantendo o país funcionando e lutando para levar o seu empreendimento para patamares cada vez melhores. 

Olhando exclusivamente sob a ótica dos anos 60,70 e 80, o volume do faturamento, a participação no mercado, a quantidade de colaboradores e de ativos, podiam ser parâmetros para saber se uma empresa é grande ou não. Mas com um mercado como o de hoje, estes critérios talvez estejam insuficientes ou mesmo ultrapassados. Reunindo conhecimento e experiência, podemos considerar que as vantagens competitivas, a sustentabilidade financeira, a gestão, o senso estratégico e as equipes, são as verdadeiras alavancas e os pilares da grandeza de um negócio. 

Se o seu empreendimento consegue desenvolver estes fundamentos, está no caminho certo, esteja ele na fase de implantação, crescimento, maturidade ou até declínio do seu ciclo de vida. Em qualquer fase, eles farão a diferença. Por isso, dê um passo adiante, saia do convencional e comece a enxergar o que a maioria não enxerga.  Desapegue-se dos critérios antigos. Pois, o que faz uma empresa ser grande são aspectos intangíveis que somente uma visão apurada é capaz de perceber. Quanto mais cedo você perceber os seus, mais cedo colherá os resultados. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?