O CASAMENTO ENTRE CULTURA E RESULTADO



Empresas não existem sem resultados. Se empresas fossem prédios, os resultados seriam a estrutura de concreto que os mantém de pé. São os resultados que fazem as empresas avançarem, melhorarem e por fim superarem os desafios que os mercados lhe impõem. 

Para se ter resultados é preciso medi-los. Não há gestão sem meditação. E para medi-los é preciso ter metas smart e métricas. Os resultados são demonstrados com números. Mas os bons números são produzidos quando existe um cultura para isso. A cultura é o resto do iceberg que está submerso. 


Mostrar os resultados obtidos faz parte desta cultura. Quer seja em reuniões ou através de gestão à vista. O ideal é que sejam nos dois. Celebrar os resultados é tão quanto importante. Toda vitória precisa ser comemorada. Isso compõe o salário emocional das equipes e fornece reforço positivo para os bons resultados. A celebração da vitória deve ser uma rotina espalhada em toda empresa. 


O apoio às equipes também faz parte da cultura. Equipes que se sentem apoiadas tendem a produzir melhores resultados. E tendem a fazer isso continuamente. O apoio precisa ser traduzido em situações práticas. Precisa ser vivenciado e sentido. Empresas com resultados metrificados precisam de cultura apoiadora. 


Ética e conduta também fazem parte do resultado. Principalmente se estamos falando de um grande efetivo de pessoas. Ter um código bem redigido e disseminado na empresa, fornece o suporte necessário para alinhar o time. E ainda fornece as regras do jogo. Para um jogo e para todo campeonato. Indispensável. 


Se empresas fossem prédios, a cultura seria o cimento que sustenta a estrutura, e também seria a massa que ergue a alvenaria e faz o detalhe no acabamento. É ela que acaba dando forma ao projeto. 


Resultado e Cultura são um casamento perfeito e necessário. Eles se complementam e se ajudam. Se retroalimentam e se influenciam. Um sem o outro são incompletos. Juntos eles possuem sinergia e fazem muito mais que separados. Que assim sejam felizes para sempre.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?