BEM VINDO AO MARKETING 3.0



Quem fala em Marketing e não sabe quem é Philip Kotler, não sabe o que está dizendo, Este professor americano praticamente inventou a disciplina, impactando no ensino e nas empresas de todo o mundo. Junto com Peter Druker, Jack Welch e Bill Gates, foi selecionado pelo Financial Times como um dos quatro maiores gurus de negócios do planeta, e prestou consultoria para gigantes como IBM, General Eletric, Bank of America, Merck e Michelin. Dentre os mais de 17 livros que trazem seu nome na autoria, algumas obras primas são adotadas em cursos de gestão em instituições nos cinco continentes. Quando Kotler diz alguma coisa, é bom prestar atenção. 

Ele avisa que o consumidor evoluiu e não é mais aquele sujeito passivo que somente era bombardeado pela propaganda. A tecnologia e a internet permitiram qualquer um fazer sua comunicação e interagir, tornando-o desconfiado, questionador e com muito mais propensão para descartar. Se o seu Marketing não traz engajamento, tem altas chances de descer pelo ralo. 

Inicialmente o Marketing se preocupou com os produtos para que fossem funcionais e tivessem escala. Depois, com o aumento da concorrência focou no cliente, buscando conhecê-lo através da segmentação. Agora estamos na era dos valores, pois o consumidor tem outras necessidades além de comprar. Ele quer se comunicar. E a internet possibilita isso. E também possibilita que eles se comuniquem entre si, fazendo Marketing também. E acredite, eles acabam confiando mais nisso, do que nos anuncios veiculados na TV. 

As plataformas e ferramantas colaborativas são as mais adequadas para essa finalidade. Envolver o cliente no desenvolvimento e escolha de produtos, na elaboração de promoções e na ambientação de uma loja por exemplo, é um bom caminho. Para que tentar adivinhar se você pode perguntar ? Além disso, hoje existem vários formadores de opinião digitais que trazem milhares e milhares de seguidores consigo num piscar de olhos. 

O Marketing contemporâneo precisa considerar as quatro dimensões do ser humano: Corpo Físico, Mente Racional, Emoção e Vida Espiritual. É preciso se conectar com o indivíduo por todas estas abordagens. O Marketing tradicional busca esta conecção através da mente (lembrança da marca e do produto) e do emocional (nas mensagens publicitárias). Para alcançar as outras facetas do ser humano é preciso desenvolver confiança. Ela é o maior elo neste novo mercado. 

Por isso, todo Marketing precisa considerar os 3 I´s de uma marca: A identidade que é como esta marca é comunicada para si e para os outros, a integridade que tem a ver com areputação ao longo do tempo, e a imagem que está relacionada com a percepção das pessoas acerca deste marca. Para definir estes 3 I´s é necessário definir a missão (um propósito que seja inspirador e eleve e transforme a vida das pessoas - uma alma corporativa), a visão (o caminho onde se quer chegar e o que se busca - direcionador da estratégia) e os valores (atitudes práticas e reais que guiam o dia a dia e o comportamento verdadeiro das pessoas). Também é importante que exista uma boa narrativa, com personagem, enredo e desfecho, para que estes elementos sejam melhor comunicados. 

A melhor maneira de saber se isso deu certo, é constatar se a marca passou a fazer parte da vida das pessoas. E isso só vai acontecer, se os valores forem realmente vivenciados e transformados em atos. Eles devem inclusive guiar as parcerias e relações com fornecedores, criando em torno uma rede de afinidades que facilita bastante as coisas. 

Por fim, o horizonte de tempo é imprescindível, Ter somente metas de curto prazo, pode levar ao desastre. Isso mesmo. Quem foca no longo prazo, acaba gastando menos com propaganda, desenvolve melhores condições de trabalho, aumenta a produtividade, reduz custos de alinhamento, facilita o aumento do faturamento, e eleva o valor da marca em si. Kotler sabe muito. Consegue reunir o que a gente vê espalhado por aí e dá um norte. Definitivamente. o Marketing possui dois patamares. Com Kotler e sem Kotler. 



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