DIFERENÇAS ENTRE GESTÃO E AMADORISMO
Afinal o que é gestão? O que faz
alguém ser um gestor de verdade ou ser alguém que somente reage as
circunstâncias, resolvendo problemas e desatando nós? Bem, muitos já
responderam estas perguntas. Existem muitos conceitos e definições em livros,
artigos e reportagens. Nas conversas informais, cada um tem a sua opinião que
como tal deve ser respeitada. Afinal, todos nós temos o direito de ter uma,
mesmo que existam alguns que pensam diferente. Eu tenho a minha. Ela foi
construída ao longo de muitas aulas, muitas leituras, muita experiência na vida
prática das empresas. É somente mais uma opinião, mas serve de referência para
mim e pode servir para você também.
A primeira coisa que distingue um
gestor é o norte. Isso mesmo. Um gestor sabe o que faz e para onde vai. Ele não
fica experimentando se dá certo ou dá errado, tomando medidas sem saber direito
no que vão resultar, ou mesmo com base no que os outros sugerem ou estão
fazendo, em função do momento ou do humor do dia. A gestão tem um rumo. O
amadorismo tem sorte ou azar.
A gestão também possui controle.
Talvez dos cinco atributos clássicos que definiam a Administração, planejar,
organizar, coordenar, comandar e controlar, o controle seja o mais importante. Controle
não quer dizer autoritarismo ou coerção. Não quer dizer obrigar ninguém a fazer
nada. Controle quer dizer dados, informações e indicadores. Quer dizer série
histórica, parâmetros e padrões. Sem controle, não há referências, nem
patamares confiáveis. Sem Controle, há somente hipóteses e achismos. Com controle,
há certezas e probabilidades.
Sem controle não há inclusive planejamento,
pois para planejar é preciso ter elementos concretos e eles são obtidos pelo
Controle. Para manter o planejamento também é preciso controle. Aliás, o Planejamento é o outro ponto que
distingue a gestão. Planejar é o ato de preparar adequadamente para alcançar um
objetivo. Planejar é avaliar alternativas, analisar os recursos disponíveis, calcular
possibilidades. Sem planejamento não há como haver gestão.
A próxima característica típica é a
execução. Sim, porque de nada adianta controlar e planejar, saber onde ir e o
que quer, se tudo isso não for executado. Execução está intimamente ligado a
tornar realidade aquilo que se imaginou. A execução é um grande diferencial
competitivo no mundo dos negócios. Ela é tão importante que alguns pensam que a
gestão vive somente dela. A execução fundamenta-se em dois pilares que jamais
devem ser esquecidos. A qualidade e a produtividade. A qualidade refere-se ao
atendimento dos requisitos necessários, no tempo certo. A produtividade trata
de utilizar os recursos da melhor maneira para alcançar os resultados.
Uma gestão que faz tudo isso e não
se comunica adequadamente, comete uma falta grave, afinal a galinha que põe ovo
e não canta, ninguém sabe. Por isso, comunicar-se internamente e externamente é
muito importante, e também integra o conjunto de atributos da gestão
profissional. A comunicação deve ser sobretudo verdadeira, clara e objetiva.
Deve utilizar os canais existentes e criar os necessários.
Por fim, outra forte característica
que caracteriza a gestão é a negociação. Negociar é encontrar finais
ganha-ganha, é considerar pontos de vista contrários, é colocar-se no lugar do
outro, é direcionar conflitos para finais construtivos, é obter resultados sem
violentar os demais, é estabelecer pactos e contratos equilibrados. O
amadorismo impõe. A gestão negocia.
Artigo de minha autoria publicado originalmente no portal ADMINISTRADORES.
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